C043A988-42D5-44C0-8E29-78D147F78FE4
60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_6992
7084313d-d3cd-474b-923e-c23dc0ea6882
IMG_8613
previous arrow
next arrow
CULTURA

PREFEITURA PROMOVE EXPOSIÇÃO EM RECONHECIMENTO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Prefeitura de Machado, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, nesta segunda-feira (20), uma inspiradora exposição de trabalhos dos alunos das escolas municipais em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O evento, batizado com o tema “Ubuntu, aquilombar é preciso!”, destacou-se pela diversidade de apresentações referentes às expressões culturais e reflexões sobre a importância da valorização da diversidade.

As celebrações aconteceram com respaldo na Lei Ordinária nº. 3.270, de 27/05/2021, de autoria do Mandato Coletivo, representado no Legislativo pelo vereador Robson Amano, que institui a “Semana da Consciência Negra” e a data de 20 de novembro como feriado do “Dia da Consciência Negra” em Machado. Na ocasião, também foram comemorados os vinte anos da Lei 10.639, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, sendo elas públicas ou particulares, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

A exposição contou com a participação efetiva das escolas municipais e das estaduais Iracema Rodrigues e Paulina Rigotti de Castro, além do IFSuldeMinas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas) – Campus Machado, que apresentaram trabalhos nas tendas instaladas para o evento. A programação ainda incluiu apresentações de dança, capoeira e congada.

O destaque da exposição foi a abordagem da filosofia “Ubuntu”, uma expressão de acolhimento, respeito, cuidado e confiança, resgatando a essência de ser parte de algo maior e coletivo. Os alunos apresentaram trabalhos, músicas e danças que celebraram a riqueza cultural da África e da cultura afro-brasileira.

“A data de 20 de novembro, além de ser marcada como feriado municipal, é um momento crucial para reacender o debate sobre a história dos negros no Brasil, a luta contra a escravidão e o combate ao racismo estrutural da sociedade. A Prefeitura de Machado, comprometida com a valorização da diversidade e o combate ao racismo, reafirma seu compromisso com a promoção de eventos significativos como este, que enriquecem a compreensão da comunidade sobre a importância da igualdade e do respeito às diferentes culturas” ressaltou o prefeito Maycon Willian da Silva.

Compartilhe