C043A988-42D5-44C0-8E29-78D147F78FE4
60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_6992
7084313d-d3cd-474b-923e-c23dc0ea6882
IMG_8613
previous arrow
next arrow

TREINAMENTO ELEITORAL

O Cartório Eleitoral  de Machado realizou, neste final de semana, na Câmara de Vereadores, o treinamento de parte dos presidentes e primeiros mesários que desempenharão suas funções nas Eleições 2018.

Na ocasião, foram treinados cerca de trezentos mesários, que exercerão o referido munus público nos municípios de Machado, Carvalhópolis e Espírito Santo do Dourado.

Os mesários convocados para os municípios de São João da Mata e Poço Fundo serão treinados nos próximos dias, no município de Poço Fundo.

A capacitação foi ministrada pelo chefe do Cartório da 164ª Zona Eleitoral, João Henrique Freitas, e  pela analista judiciária, Maihara Gomes. A turma de presidentes de Machado contou com a presença do Juiz Eleitoral Fernando Antônio Tamburini Machado, responsável por esta circunscrição. Ele abriu os trabalhos e ressaltou a importância do serviço desempenhado por todos os mesários no fortalecimento da democracia.

A 164ª Zona Eleitoral de Machado contará com o apoio de 620 mesários nas próximas eleições, divididos nos cinco municípios. Mas o número de envolvidos é bem maior, segundo informações do Cartório. São motoristas, administradores de prédios, junta eleitoral e outras funções especiais.

O Cartório lembra aos eleitores que o pleito de 2018 contará com um número elevado de cargos em disputa. Por isso reforça a ordem de votação, ou seja, aquela que deverá ser seguida na urna eletrônica: deputado federal (quatro dígitos), deputado estadual (cinco dígitos), senadores (três dígitos para cada opção), governador (dois dígitos) e, por fim,  presidente da república (dois dígitos). Importante lembrar que os votos para senador devem ser distintos, sob pena de um deles ser considerado nulo caso a numeração se repita.

Como são vários cargos em disputa, o eleitor deverá chegar mais cedo ao seu local de votação, evitando filas.

Conforme sugestão da Justiça Eleitoral, a utilização da “colinha” é essencial, e ela já está dísponível no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e no Cartório Eleitoral. Assim, basta anotar os números de seus candidatos e levar a sua “colinha” no dia das eleições.

Compartilhe