C043A988-42D5-44C0-8E29-78D147F78FE4
60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_6992
7084313d-d3cd-474b-923e-c23dc0ea6882
IMG_8613
previous arrow
next arrow
AGRICULTURA

SECRETARIA DE AGRICULTURA DE MINAS GERAIS LANÇA NOVO SITE COM INTERFACE MODERNA E RECURSOS ACESSÍVEIS

Entre as novidades, estão o destaque para a seção Agrodados na página inicial e a ferramenta de busca direta por documentos

A Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lançou, neste mês, um novo site (https://www.mg.gov.br/agricultura). Com uma interface mais moderna e intuitiva, a plataforma proporciona uma experiência aprimorada aos usuários, facilitando o acesso a informações sobre o setor agropecuário no estado. Todas as imagens passarão a contar com recurso de acessibilidade.

O site foi desenvolvido pela Prodemge (Companhia de Processamento de Dados do Estado de Minas Gerais), com coordenação da Diretoria Central de Canais Digitais da Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão), em conjunto com a própria Seapa. A atualização trouxe diversas melhorias e funcionalidades, com a página integrada ao Portal MG, do Governo de Minas. Um menu de navegação foi criado a partir de oficinas envolvendo servidores da pasta e cidadãos de diferentes regiões de Minas Gerais, visando aperfeiçoar a usabilidade e atender às necessidades dos usuários.

Uma das principais novidades do site é o sistema de busca direta de documentos internos, facilitando o acesso a informações específicas. Além disso, foi implementada a Sala de Imprensa, destinada aos jornalistas de veículos de comunicação. Nessa seção, eles podem encontrar uma galeria de fotos, contatos da Assessoria de Comunicação da Seapa e cadastrar-se para receber releases da pasta.

Agrodados

 

A seção Agrodados ganhou destaque na página inicial do site. Nessa área, os visitantes têm acesso a uma série de informações relevantes sobre o setor agropecuário de Minas Gerais. O espaço inclui a pauta bovina, relatórios do agronegócio com dados econômicos de produtos agropecuários no estado, cotações agropecuárias, números das exportações do agro mineiro, análises conjunturais e outros conteúdos públicos. 

A pauta bovina estabelece os valores mínimos de referência utilizados para o cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas operações com gado bovino e bufalinos em Minas. Os valores mínimos são definidos com base em pesquisas de preços praticados no mercado, tendo como objetivo adequar os preços dos produtos agropecuários à realidade econômica estadual.

O acesso à Pauta Bovina permite que os produtores rurais e associações conheçam os preços correntes praticados em cada região, valores essenciais para suas transações comerciais.

Já os relatórios do agronegócio fornecem dados estratégicos e atualizados a todos os interessados no setor, subsidiam o governo na formulação e implementação de políticas públicas e contribuem para a tomada de decisões de empreendedores e agentes da cadeia produtiva. O público-alvo são entidades representativas de produtores, imprensa, governo, academia e empreendedores.

As cotações agropecuárias têm como público extensionistas, produtores rurais, universitários, empresários do agronegócio e cooperativas, a quem são fornecidas informações atualizadas sobre preços de mercado.

Compartilhe