C043A988-42D5-44C0-8E29-78D147F78FE4
60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_6992
7084313d-d3cd-474b-923e-c23dc0ea6882
IMG_8613
previous arrow
next arrow
MEIO AMBIENTE

MACHADO SE DESTACA EM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO ROTARY

Entre os dias 11 e 13 de fevereiro, o Município de Machado, representado pelo governador do Rotary Club local, José Carlos Azevedo, pelo prefeito Maycon Willian da Silva, e pelo secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Geraldo Netto, se tornou destaque na Conferência Presidencial da América do Sul do Rotary Club Internacional, promovida na cidade de Foz do Iguaçu – PR, ao apresentar as atividades de plantio de árvores em nascentes decorrentes do projeto “Preserve o Planeta Terra”. Idealizado por José Carlos Azevedo, governador do Distrito 4560 de Rotary Internacional, a qual Machado pertence, o plano de ação tem como meta plantar um milhão e duzentas mil mudas árvores nos limites das cidades que abrange.

Em Machado, o projeto está sendo realizado pelo Rotary Club em parceria com a Prefeitura, Emater (, IEF (Instituto Estadual de Florestas), IFSuldeMinas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas) e SAAE (Serviço Autônomo de Água Esgoto). No município, a ideia é plantar uma árvore para cada habitante, totalizando cinquenta mil mudas a serem colocadas em áreas de nascentes. Empresas também podem aderir à ideia e fazer doações de mudas. Todas as entidades e instituições que aderirem a inciativa receberão um certificado de Empresa Parceira do Meio Ambiente.


Durante seu discurso no evento, o prefeito Maycon Willian ressaltou a importância desse tipo de projeto para o município e para o mundo, exaltando o papel do Rotary Club junto à sociedade. “Fico muito feliz de sair de uma cidade no Sul de Minas Gerais para estar aqui mostrando um pouco do trabalho realizado para todos. É muito gratificante para gente saber dessa oportunidade. Vou falar de um exemplo que vivi para chegarmos ao tema. Sou faixa preta de artes marciais. Tive vontade de ajudar as nossas crianças e jovens, e muitas portas foram fechadas. Poucas pessoas acreditaram em nosso projeto, e o Rotary Club nos abriu as portas, como faz para todos os projetos e para todas as formas de poder ajudar o próximo. A entidade me deu oportunidade, em um espaço na cidade de Machado, para começar a dar aulas para as crianças, mesmo antes de qualquer questão da política. Começamos com cinco alunos. Hoje, atendemos mais de quinhentas crianças e jovens, e vi que, para dar seguimento e poder ampliar as coisas, precisamos, sim, da política. Fui candidato a vereador, e consegui ser um dos mais votados e um dos mais jovens na minha cidade. Consegui ser presidente da Câmara e, ocupando tal função, firmei uma parceria com a Amaca (Associação Mariana de Assistência à Criança e ao Adolescente), que nos ajudou muito. Hoje, alavancamos esse novo projeto. Em uma das reuniões no Rotary, tive a honra de conhecer o grande José Carlos, que me apresentou esse brilhante projeto. Como o Rotary fez comigo lá atrás, jamais poderia fechar as portas para um grande projeto como esse. Fico muito feliz da cidade de Machado ser a primeira a abrigar esse projeto e aceitar o desafio de plantar uma árvore por habitante. Tenho certeza que ainda será pouco, mas vamos conseguir superar as expectativas. E deixo um conselho a todos que possam aderir à iniciativa. Procurem todas as frentes. O Rotary é muito forte, tem muitos segmentos, muitas pessoas de diversas frentes. Então, você pode procurar os empresários, os poderes públicos envolvidos, a fim de ampliar esse projeto para que as nossas crianças e jovens tenham um futuro melhor. Fico muito feliz. Acabei de receber a ligação do nosso líder de governo na Câmara de Machado, o vereador Robson Amano, informando que uma grande empresa acaba de fazer uma doação de sessenta mil mudas. Com certeza, muitos parceiros virão. Que Deus nos abençoe, e que possamos entregar um mundo bem melhor às futuras gerações”.

O evento

A Conferência Presidencial da América do Sul do Rotary Club Internacional foi realizada para promover a difusão de conhecimento acerca das sete áreas de enfoque da Fundação Rotária. Além disso, o evento também serviu para possibilitar a única visita presencial ao Brasil do presidente mundial da entidade, Shekhar Mehta, durante a Gestão 2021-2022.

No país, foram escolhidas três áreas de enfoque: meio ambiente, água e saneamento, prevenção e tratamento de doenças. O meio ambiente, pelo legado de Paulo Viriato ao rotarismo mundial, com “Preserve o Planeta Terra”, água e saneamento pela óbvia conexão geográfica do tema com Foz do Iguaçú, e prevenção e tratamento de doenças pelo volume de projetos de subsídios globais, a área com a maior demanda orçamentária da The Rotary Foundation na América do Sul.

Todas as unidades rotárias brasileiras foram convidadas a exporem projetos de sucesso dos seus distritos no referido evento, e Machado achou se sobressaindo pela iniciativa dos plantios de árvores, que encheu os olhos de todos os presentes e se tornou um modelo a ser seguido.

O projeto machadense

Para saber um pouco mais sobre o projeto machadense, como os motivos que levaram à sua criação e implantação, o apoio por parte da Prefeitura, do SAAE e de outras instituições, basta assistir ao vídeo abaixo:

Compartilhe