C043A988-42D5-44C0-8E29-78D147F78FE4
60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_6992
7084313d-d3cd-474b-923e-c23dc0ea6882
IMG_8613
previous arrow
next arrow
AGRICULTURA

HORTAS COMUNITÁRIAS ATENDEM INSTITUIÇÕES E FAMÍLIAS CARENTES DE MACHADO

O projeto de hortas comunitárias idealizado pelo Mandato Coletivo e desenvolvido pela Prefeitura de Machado, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, já possui três canteiros em diferentes bairros da cidade e beneficia a comunidade e instituições sociais da região.

Implantadas nos bairros São Luiz, Caiana e Vila Formosa, a hortas comunitárias favorecem diversos moradores de Machado e outras regiões, alcançando mais pessoas a cada dia que passa.

Um exemplo dessa expansão se deu no último uma dia 5 (quinta-feira), quando a novidade chegou ao Jardim Nova Machado, onde um novo espaço já está sendo preparado para, logo mais, receber os trabalhos de plantio e manutenção de diversos tipos alimentos, como alface, acelga, almeirão, chicória, rúcula, repolho, cheiro verde, berinjela, mandioca, couve e pepino.

Atualmente, cerca de 180 famílias são beneficiadas com a distribuição dessas verduras e hortaliças, além das Escolas e Centros de Educação Infantil Municipais. Com a nova horta a previsão é de que mais de sessenta famílias sejam beneficiadas com o programa.

Da horta existente na comunidade São Luiz, onde a produção é grande, o excedente é direcionado para instituições como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Lar São Vicente de Paula, Santa Casa de Caridade e Abrigo Jesus Maria José.

Todas as ações do programa são apoiadas pela empresa Terra de Cultivo, responsável em auxiliar os trabalhos nas hortas dos bairros Vila Formosa e Caiana, e o IFSuldeMinas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas), que presta todo suporte técnico necessário na horta da Vila Formosa. Ambas as entidades auxiliam por meio de logística e fornecimento de insumos, mudas e muito mais.

E vem mais novidade por aí. Nos próximos dias, a ideia é iniciar a preparação de um terreno localizado no bairro Santo Antônio II, expandindo ainda mais o alcance da comunidade machasense ao projeto que teve o Mandato Coletivo como colaborador inicial.

Além de auxiliarem na nutrição dos munícipes, as hortas comunitárias promovem a integração popular, já que contam com o auxílio da população, além de revitalizar espaços e utilizar terrenos ociosos em comunidades urbanas.

Compartilhe