CONCURSOS DE PASTEL DE FUBÁ E CERVEJAS ARTESANAIS DE MACHADO MOVIMENTA A CIDADE DURANTE O FERIADO
O feriado de 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, em Machado, foi marcado por uma grande festa da gastronomia e da cultura. A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu o 3º Concurso do Pastel de Fubá – Prêmio Dona Elza Signoretti e o 3º Concurso de Cervejas Artesanais – Prêmio Mestre Cervejeiro. Os dois certames foram um sucesso de público e de participação, além de contar com um júri técnico composto por profissionais do IFSuldeMinas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas) – Campus Machado. Dezenas de inscrições de pasteleiros de Machado e cervejeiros de da própria cidade e de outros municípios e estados, como Fama, Alfenas, Monte Belo, Paraguaçu, Poços de Caldas (todas de Minas Gerais) e até de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, tornaram a disputa das premiações ainda mais acirradas. Uma disputa para ver quem comia mais pastéis de fubá no menor espaço de tempo e um show com artistas locais complementaram a grade de atividades do evento.
Após as avaliações dos produtos feitos pelos oito candidatos inscritos, o público conheceu os três primeiros colocados do 3º Concurso do Pastel de Fubá – Prêmio Dona Elza Signoretti.
Em primeiro lugar ficou Arlindo Rodrigues, com 457 pontos dados ao seu pastel “Ki Sabor”. Na segunda colocação veio Mozart da Silva Pinto Júnior, com 446,6 pontos destinados à sua criação, o “Pastel de Fubá Real”. Para fechar o pódio, com 441,4 pontos, o pastel “Delícias da Regina”, elaborado por Regina Abdelmur, ficou na terceira posição.
Já o 3º Concurso de Cervejas Artesanais – Prêmio Mestre Cervejeiro, que contou com 11 participantes, teve um vencedor “estrangeiro”. Com 484,6 pontos, Giovani Luiz de Souza, da cidade de Poços de Caldas, foi o grande campeão com a cerveja “Big Ben”.
Em segundo lugar ficou Túlio Marcos Dias da Silva, de Machado, com a cerveja “Gunes”, avaliada com 464,3 pontos. Na terceira colocação ficou Nivaldo Orestes Silva Júnior, também de Machado, com a cerveja “Trezentos Beer”, que obteve 461,1 pontos.
Além dos concursos, a festa ainda contou com uma maratona de quem come mais pastel de fubá. A competição, limitada a trinta participantes por ordem de inscrição, divertiu o público. Depois das disputas, o campeão foi Kauan Gabriel, que comeu 21 pastéis e meio em dez minutos. Em segundo lugar ficou Caio Neves (vinte pastéis e meio). Na terceira colocação veio Laura Nunes, que comeu 16 pastéis.
Para encerrar o evento, a dupla João Paulo & Alecsandro e o DJ Lu animaram o público. As apresentações foram realizadas como contrapartida da Lei Paulo Gustavo.
Jurados avaliam as cervejas concorrentes ao prêmio