C043A988-42D5-44C0-8E29-78D147F78FE4
60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_6992
7084313d-d3cd-474b-923e-c23dc0ea6882
IMG_8613
previous arrow
next arrow

CARNAVAL DA FAMÍLIA EM MACHADO: MATINÊ, BONECOS GIGANTES E MARCHINHAS SÃO ATRAÇÕES

Um carnaval saudável e cultural, voltado para crianças, jovens, idosos e, principalmente, para as famílias machadenses que desejam tranquilidade. Foi pensando nisso que a Secretaria de Cultura de Machado preparou quatro dias de matinê, das 16 às 19 horas, na Praça Antônio Carlos. A entrada é gratuita.
A tradicional Banda do Nenê comandará a folia no Coreto, tocando as tradicionais marchinhas. O grupo será acompanhado por animadores e três bonecos caricatos gigantes para agitar o público. Durante a matinê, a banda e os bonecos gigantes farão um cortejo carnavalesco pela Praça Antônio Carlos, chamando o público para se divertir, como acontece em carnavais tradicionais pelo Brasil.
A grande novidade do evento serão os três bonecos caricatos gigantes, medindo, cada um, aproximadamente quatro metros, homenageando personalidades populares de Machado que já faleceram: a folclórica coveira, vereadora e amante do Carnaval, Maria do Cemitério, o sambista, folião e capitão do centenário terno de congada de Nossa Senhora do Rosário, Walter Nogueira, e o popular prefeito por quatro mandatos Carlos Alberto Pereira Dias, o Carlão. Todos serão homenageados na primeira edição do Carnaval da Família de Machado.
Segundo o secretário de Cultura, João Alexandre Moura, a proposta da matinê, das marchinhas e dos bonecos gigantes é um resgate cultural do velhos, bons e saudáveis carnavais, por isso, a denominação de Carnaval da Família. “A ideia dos bonecos teve o apoio do prefeito Julbert Morais, autorização das famílias e propõe relembrar a memória de pessoas queridas que fizeram a história de nossa comunidade”.
A proposta é construir três bonecos todos os anos de personalidades machadenses, perfazendo, num total de cinco anos, 15 representações e, aos poucos, criar uma identidade para o Carnaval de Machado, que, nas últimas duas décadas, simplesmente acabou.

Se a matinê se efetivar, nos próximos anos, a Secretaria pensa em resgatar as escolas de samba, promover um encontro de sambistas, estimular instituições de ensino a montarem seus blocos de matinê e a ocupar outros espaços da Praça Antônio Carlos com mais atividades. “Temos que propor algo diferente das cidades da região e pensarmos em outros públicos também. Para isso acontecer, pretendemos criar oficinas de confecção de bonecos ao longo do ano, envolver escolas, familiares e amigos das personalidades homenageadas e, aos poucos, resgatar o nosso Carnaval, focado na família, na tranquilidade, que represente, acima de tudo, a identidade cultural do povo de Machado”, explica João Alexandre.

Compartilhe