C043A988-42D5-44C0-8E29-78D147F78FE4
60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_6992
7084313d-d3cd-474b-923e-c23dc0ea6882
IMG_8613
previous arrow
next arrow
POLÍCIA

POLÍCIA MILITAR APREENDE AVES SILVESTRES E DETÉM DUAS PESSOAS POR CRIME CONTRA A FAUNA E FLORA

A Polícia Militar de Meio Ambiente cumpriu dois mandados de busca e apreensão na cidade de Machado, na manhã do último dia 29 (segunda-feira). Nas ações, os policiais apreenderam várias aves da fauna silvestre que estavam presas ilegalmente em cativeiro. Duas pessoas foram detidas pelo crime.

A primeira “visita” se deu Rua Honorinda Cândida de Souza, no bairro Santo Antônio I, onde, após acionamento da 164ª Cia. PM de Machado, os militares foram atender uma denúncia de acondicionamento em cativeiro e transporte ilegal de pássaros silvestres. Então, rapidamente, os membros da Guarnição compareceram à olaria pertencente a S.C.S. (52 anos). 

No local, os policiais abordaram o proprietário, que estava acompanhado do aposentado N.L.C. (70 anos). Lá também foram encontrados seis pássaros da fauna silvestre brasileira e duas armadilhas. Como as delações apontavam que S. estaria capturando aves e mantendo-as em cativeiro em sua residência, situada à Rua Olímpia Domingues Pinto, naquela mesma comunidade, a Polícia se dirigiu ao referido imóvel. 

Durante o deslocamento, S. relatou que tinja capturado os seis pássaros e os colocado em gaiolas para ouvir seus cantos, mas não tinha conhecimento que era proibido. Ele disse ainda que não comercializa aves e não possuía autorização, nem registro junto ao órgão ambiental competente para mantê-los em cativeiro.

Durante a vistoria na casa do suspeito, os policiais identificaram que os pássaros estavam sem anilhas, sendo quatro bico de pimenta, um azulão e um trinca ferro. 

Diante do exposto, o autor foi preso em flagrante e multado em R$ 3600. As aves foram recolhidas e encaminhadas a um médico veterinário para serem avaliadas e, posteriormente, devolvidas aos seus habitats naturais. As gaiolas que os pássaros estavam foram destruídas.

Em relação a N., que estava com S. no momento da primeira abordagem e que já é bastante conhecido no meio policial pelo cometimento de crimes contra a fauna e flora, uma vistoria também foi feita em seu veículo, um Volkswagen Gol, ainda na olaria citada. 

No automóvel, os policiais encontraram gaiolas e caixas de leite com furos, comumente utilizadas para o transporte de pássaros. Devido a isso, buscas também foram feitas na residência de N., situada na Rua Professor José Cândido, no Centro. No imóvel foram encontradas outras 18 gaiolas com pássaros da fauna silvestre brasileira, sem anilhas e ainda bravios, sendo 48 canários da terra, 14 coleirinhas, dois tico-ticos, dois azulões, um trinca ferro e um sabiá, além de duas gaiolas com alçapões, popularmente conhecidas como batedeiras.

Diante do exposto, N. recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências.

Os pássaros foram analisados por um médico veterinário e, depois, soltos em seu habitat natural.

Ambos os casos foram registrados em Boletim de Ocorrência.

Compartilhe