60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_0883
ec425dab-f0ca-4cd7-a252-d6c8f0a2902f
IMG_3525
previous arrow
next arrow
ESPORTE

SUCESSO DE PÚBLICO E DE COMPETIDORES

Um evento para entrar na história do esporte machadense. Assim pode ser definido o I Open Impacto Jiu Jitsu Machado, promovido no último 13 (domingo), no Ginásio Poliesportivo do Clube dos Trinta. Sob a organização do professor Dalton Oliveira, o torneio contou com a presença de trezentos atletas oriundos de vinte cidades da região. Na classificação geral do campeonato, o time de Poço Fundo conquistou o título entre os grupos participantes depois de conquistar 21 medalhas. Machado ocupou o segundo lugar.

Para o professor Dalton, esta edição do Open é a primeira de muitas competições que ainda serão realizadas no município. “Pelo fato de estarmos nos recuperando de um período triste para a população mundial, que foi a pandemia do Covid – 19, posso dizer que o Open Impacto Jiu Jitsu Machado foi um sucesso. Além de contarmos com um ótimo número de participações de atletas, também demonstramos que somos um celeiro de campeões e que nosso município tem um potencial muito grande para sediar grandes competições. Estou muito feliz por tudo que conseguimos proporcionar aos alunos e suas famílias. O jiu jitsu é muito mais que um esporte. Ele é filosofia de vida. Devido a isso e ao crescimento que a modalidade vem obtendo nos últimos anos, posso dizer que estamos no caminho certo e que vamos fazer muito mais para elevar o nome do esporte na cidade e região”.

O mestre Paulão Rezende, que fez questão de comparecer ao evento, também enalteceu a realização do I Open Impacto Jiu Jitsu Machado e reforçou a necessidade desse tipo de acontecimento para o município. “Quando cheguei no evento, fiquei feliz em ver aquele grande público que veio prestigiar. Para nós isso é motivo de muito orgulho, pois, além do bem estar físico e mental, o esporte cumpre um papel social importantíssimo. Então, isso nos deixa orgulhosos. Estamos extremamente contentes em receber atletas de diversas cidades que vieram aqui competir. Parabenizo o professor Dalton pela organização e preparação de tudo, e os lutadores e demais mestres pelas presenças”.

Para Gledison Barbaroti, natural de Machado, mas residente e mestre da equipe de Poço Fundo, que levou o primeiro lugar na classificação geral de academias, o Open Impacto Jiu Jitsu Machado preenche uma lacuna esportiva na região e reacende aquela chama apagada pela pandemia, mas que retorna para ficar ainda mais forte. “É com grande satisfação que vemos este evento ser promovido pela primeira vez em Machado. Depois de tanto tempo parados, estamos muito satisfeitos em ver atletas de toda a região competindo. Hoje, o jiu jitsu poço-fundense está tendo um destaque absurdo a níveis regional, estadual e mundial, com lutadores campeões no exterior. Por isso, temos que valorizar nossos talentos para que possam ir cada vez mais longe, elevando o nome de nossa cidade. E o mesmo deve ser feito em Machado com a chegada desse evento do colega Dalton”.

O I Open Impacto Jiu Jitsu Machado contou com o apoio da GIROAgro, THX – Engenharia e Empreendimentos, Expresso Rodominas, Marmoraria do Beto, Academia + Fit, Baterias Cral, Costa Costa, Franpô, Clube dos Trinta e Gazeta Machadense.

 

Os mestres Paulão Rezende e Gledison Barbaroti posam ao lado do professor Leandro Caliari (primeiro à esquerda) e do organizador do evento Dalton de Oliveira (ao centro)
Público lotou as arquibancadas do Ginásio Poliesportivo do Clube dos Trinta para acompanhar o Open Impacto Jiu Jitsu Machado

Combates diferenciados

Em toda competição de jiu jitsu, os atletas são divididos em categorias, conforme o peso e a graduação, para as disputas dos pódios. No entanto, no Absoluto, esta regra muda um pouco, já que os lutadores são divididos apenas pelas faixas. Nessa classe, as premiações também são alteradas. Além das medalhas, os vencedores ainda recebem uma gratificação financeira e brindes concedidos pelos patrocinadores do evento. Diante disso, a categoria acaba se tornando um atrativo a mais. E assim foi no I Open Impacto Machado Jiu Jitsu. Na classe Branca + Amarela, o título ficou com o poço-fundense Rodrigo Dantas. Na Preta, o lugar mais alto do pódio foi conquistado por Felipe Amorim, da Casa do Atleta, de Poços de Caldas.

Na classe Branca + Amarela, o título ficou com o poço-fundense Rodrigo Dantas.
Na Preta, o lugar mais alto do pódio foi conquistado por Felipe Amorim, da Casa do Atleta, de Poços de Caldas

Destaques locais

Diversos atletas machadenses, pertencentes a três academias e projetos diferentes, se destacaram no I Open Impacto Jiu Jitsu Machado, promovido no último dia 13 (domingo), no Ginásio Poliesportivo do Clube dos Trinta. Realizado pelo professor Dalton Oliveira, o evento contou com a participação de cerca de trezentos atletas.

Representando o município e comandando a equipe GF Team – Academia Mais Fit, o professor Ebenézer Martins não tomou conhecimento de seus adversários e obteve o ouro da categoria Adulto Médio/Preta. No Absoluto/Preta, ele acabou perdendo nas semifinais, mas se recuperou e faturou o bronze.

Também pela GF Team, os alunos Gabriel Miranda (Adulto Pena/Roxa) e Jyan Corrêa (Adulto Pesado/Azul) perderam as finais de suas respectivas categorias e acabaram faturando a prata.

O quarto competidor integrante do GF Team foi Mateus Siqueira. Nas três classes em que lutou (Adulto Pesadíssimo/Branca, Adulto Super Pesado/Branca e Absoluto/Branca), o atleta ficou com o segundo e terceiros lugares, respectivamente.

Pela equipe Impacto Jiu Jitsu, oito lutadores participaram do torneio. No Juvenil/Azul, Kaio Mingueti superou todos os oponentes e faturou o ouro.

Na classe Adulto Médio/Azul, o machadense Lucas Ribeiro subiu ao lugar mais alto do pódio após superar o colega de time Tiago Carvalho, deixando-o com a prata.

No Infanto Juvenil/Amarela, Mateus Emanuel chegou à decisão e conquistou o ouro. O mesmo não aconteceu com o xará dele, Mateus Rebelo, no Absoluto/Branca, que ficou na terceira posição.

No Juvenil Peso Leve/Marrom e no Adulto/Roxa, Anderson Tiago e Tiago Santos, ficaram com as pratas. No Infanto Juvenil/Cinza, Rafaelle Larissa perdeu nas semifinais, mas ainda se recuperou e ganhou a medalha de bronze.

Por fim, os representantes da Amaca (Associação Mariana de Amparo à Criança e ao Adolescente)/Projeto Esporte Cidadão fizeram bonito e conquistaram nove medalhas de ouro, cinco de prata e uma bronze. Com este resultado, a equipe obteve o segundo lugar na classificação geral do torneio e levou mais troféu.

Os grandes destaques foram Brenda Fonseca (Infantil A Pluma/Branca), Denys Perez Júnior (Juvenil Galo/Laranja), Rodrigo Bernardo (Master 2 Pena/Azul), Yuri Miguel (Juvenil Leve/Laranja), Ana Júlia de Lima (Juvenil Leve/Azul), Camilly Dias (Adulto Leve/Branca), Evellyn Ramos (Infantil B Pesado/Branca), Sérgio de Oliveira (Juvenil Pena/Amarela) e Natanael Vieira (Master 1 Pesadíssimo/Preta), que venceram todas as lutas e faturaram os títulos de suas categorias. Outros atletas que também se destacaram foram João Victor (Juvenil Galo/Branca), Sophia Dias (Infantil A Galo/Branca), Yasmin Vieira (Infantil A/Branca), Ágatha dos Santos (Juvenil Galo/Branca) e Sara Bernardo (Mirim/Branca), que, apesar de perderem nas finais, deram a volta por cima e conquistaram as pratas de suas classes.

Por fim, o atleta Marllon Arnaldo (Adulto Leve/Azul) obteve o bronze.

A Amaca/Projeto Esporte Cidadão obteve o segundo lugar na classificação geral do torneio e levou mais troféu pra casa

Momento especial

Seguindo a ideia de que o jiu jitsu não é apenas um esporte, mas, sim, uma filosofia de vida baseada nos princípios de respeito (aos mais velhos e às regras), valorização das técnicas e inteligência, amor pelos estudos, disciplina e realização de sonhos, o professor Gledison Barbaroti e o mestre Paulão Rezende promoveram um momento especial durante o Open Impacto Jiu Jitsu Machado ao graduarem o lutador poço-fundense Magno Teodoro com a faixa preta. O ato emocionou grande parte da plateia e confirmou que a modalidade não é apenas uma categoria esportiva, mas, sim, uma lição de vida para todos, através da qual os envolvidos formam uma família que se ajuda e cresce junta.

Os mestres Gledison Barbaroti (à esquerda) e Paulão Rezende (à direita) graduam o aluno Magno Teodoro Júnior, de Poço Fundo, com a faixa preta

Campeão geral

Confirmando a boa fase e os ótimos resultados conquistados nas últimas competições disputadas, os atletas da equipe Paulão Rezende/Instituto Monte Olimpo/Vision BJJ, de Poço Fundo, se sobressaíram perante os adversários do I Open Impacto Jiu Jitsu e obtiveram 21 medalhas, sendo 17 ouros, três pratas e um bronze. Na segunda colocação ficou a Amaca (Associação Mariana de Amparo à Criança e ao Adolescente)/Projeto Esporte Cidadão, de Machado, com 15 pódios, sendo nove primeiros lugares, cinco segundos e um terceiro. Fechando o ranking, a Academia Marlos Casé, de Paraguaçu, ficou com oito ouros, cinco pratas e três bronzes.

O título da classificação geral foi para a equipe Paulão Rezende/Instituto Monte Olimpo/Vision BJJ, de Poço Fundo, que obteve 21 medalhas, sendo 17 ouros, três pratas e um bronze. Na segunda colocação ficou a Amaca (As- sociação Mariana de Amparo à Criança e ao Adolescente)/Projeto Esporte Cidadão, de Machado, com 15 pódios, sendo nove primeiros lugares, cinco segundos e um terceiro. Fechando o ranking, a Academia Marlos Casé, de Paraguaçu, ficou com oito ouros, cinco pratas e três bronzes

Presenças ilustres

Além dos lutadores de toda a região, outro competidor de renome nacional participou do I Open Impacto Jiu Jitsu Machado. Trata-se do atual campeão brasileiro da categoria Adulto Pesadíssimo/Preta, Felipe Amorim, que sagrou-se campeão em todas as categorias que lutou. Quem também se fez presente foi o mestre Paulão Rezende, que dá nome e gere a maioria das equipes da região.

O atual campeão brasileiro Felipe Amorim e o mestre Paulão Rezende marcaram presença no Open Impacto Jiu Jitsu Machado

Agradecimentos

O professor Dalton Oliveira agradece aos patrocinadores do I Open Impacto Jiu Jitsu Machado e enaltece o apoio de todos para a realização deste grande evento. O mestre também agradece o empenho e disponibilidade dos alunos de todas as academias locais, que não mediram esforços para auxiliarem na organização do torneio, e o apoio da Prefeitura de Machado,, através da Secretaria de Saúde, pela cessão de um ambulância.

Compartilhe

This will close in 20 seconds