SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE INVESTIGA MORTANDADE DE PEIXES NO RIO MACHADO
A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente iniciou, na manhã desta sexta-feira (6), um trabalho de análise da qualidade da água do Rio Machado. A ação foi desencadeada após moradores da orla do afluente enviarem denúncias de que uma grande quantidade de peixes mortos foi encontrada.
De posse de vídeos e dados que comprovavam a situação, uma equipe da secretaria, chefiada pelo diretor de Licenciamento e Regularização Ambiental, Fernando Milan, e pela diretora de Meio Ambiente, Ana Carolina dos Santos, iniciou, por volta das 6 horas, um trabalho de acompanhamento e coletas de amostras da água do Rio Machado para que o material fosse enviado a laboratórios e examinado, a fim de obter um parecer técnico sobre o problema que pode estar causando esta fatalidade.
As coletas dos materiais para a realização das análises já estão sendo feitas e, logo que forem concluídas, um laudo deve direcionar as ações de combate ao dissabor. Levantamentos também estão sendo feitos com pescadores e moradores da região ribeirinha, para obter o maior número de dados possíveis e que possam nortear os trabalhos.
Em um vídeo enviado por um pescador à equipe da secretaria, e que a reportagem da Gazeta teve acesso, é possível observar um dos problemas que pode estar provocando a mortandade dos peixes. No arquivo, o denunciante sugere algumas causas para o dissabor, mas, segundo os especialistas, nada pode ser afirmado ainda, já que as análises não foram concluídas.
A equipe da Gazeta continua acompanhando o caso. Novidades serão repassadas em breve aqui no site.
Confira imagens e vídeos sobre o caso: