C043A988-42D5-44C0-8E29-78D147F78FE4
60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_6992
7084313d-d3cd-474b-923e-c23dc0ea6882
IMG_8613
previous arrow
next arrow
AGRICULTURA

SAFRA DE FRUTAS VERMELHAS EM MACHADO COMEÇA COM A PREVISÃO DE COLHEITA DE 350 TONELADAS

A cidade de Machado começou, no mês de outubro, a colheita da safra de frutas vermelhas. A previsão deste ano é de produção de 350 toneladas, incluindo variedades como amora preta, framboesa e mirtilo. O projeto de frutas vermelhas em Machado foi criado com o objetivo de diversificar a produção agrícola do município e gerar oportunidades de emprego e renda para a comunidade. Inicialmente, ele enfrentou desafios, mas com o apoio do Poder Público, cresceu significativamente.

Atualmente, Machado já está sendo reconhecida no âmbito nacional como um polo na produção de frutas vermelhas, beneficiando 46 produtores locais e gerando cerca de quatrocentos empregos na época da colheita dos frutos. Além disso, as frutas são comercializadas em todo o Brasil. O foco do projeto na cidade não é somente a quantidade, mas também a qualidade dos frutos colhidos. Por isso, os produtores são orientados a utilizar técnicas de cultivo e manejo para sempre obter a excelência das frutas vermelhas.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente de Machado, Fernando Lima, destaca a importância do projeto para a economia local. “Com o projeto de frutas vermelhas, além de melhorar a rentabilidade do produtor no campo, agora geramos cerca de quatrocentos empregos na época da colheita, fortalecendo ainda mais a economia machadense”.

Por meio de uma abordagem proativa, a Administração Municipal tem investido significativamente na promoção do desenvolvimento agrícola na região. Esses esforços incluem a preparação do solo e a doação de mudas para impulsionar o plantio, assistência técnica especializada, totalmente gratuita, além de disponibilizar um veículo para o transporte da produção.

Em demonstração de colaboração, a Prefeitura também estabelece parceria com a associação local, disponibilizando um edifício público por meio de um acordo de cessão de uso. Isso resultou na instalação de uma câmara fria e dois contêineres para o armazenamento e congelamento dos frutos colhidos, proporcionando soluções eficazes para os agricultores da região.

O prefeito Maycon Willian da Silva também expressou seu apoio ao projeto. “Temos trabalhado incansavelmente para apoiar e expandir o projeto de frutas vermelhas”, disse. “Estamos orgulhosos do trabalho que estamos fazendo pela agricultura de Machado”.

Além do impacto econômico, as frutas vermelhas também são conhecidas por seus benefícios para a saúde. Elas são ricas em antioxidantes e nutrientes essenciais, que ajudam a combater os radicais livres e fortalecer o sistema imunológico.

Estudos científicos apontam que o consumo regular de frutas vermelhas pode estar associado a benefícios como a melhoria da saúde cardiovascular, a redução do risco de certas doenças crônicas e até mesmo a preservação da função cognitiva.

“A safra de frutas vermelhas em Machado é um exemplo inspirador de como a inovação agrícola e o apoio governamental podem transformar uma comunidade. Com o comprometimento das autoridades locais e da comunidade em geral, o futuro da agricultura em Machado parece mais promissor do que nunca”, finaliza Fernando.

Compartilhe