QUEIMADAS EM MACHADO AUMENTAM CONSIDERAVELMENTE
Os incêndios registrados em Machado e na região têm aumentado consideravelmente nos últimos dias. Somente entre ontem (20) e hoje (21), duas grandes queimadas devastaram grandes áreas no perímetro urbano, atingindo a fauna e flora desses lugares, além de deixarem o ar ainda mais seco e propenso a prejudicar a saúde de pessoas que sofrem com doenças respiratórias.
O primeiro desses casos se deu no Loteamento Monte Cristo, no início da noite desta terça-feira (20). De acordo com a Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros de Machado, por volta das 18 horas, guarnições foram acionadas para combater um incêndio de grandes proporções que atingiu uma vasta área de vegetação no bairro citado.
Ainda segundo a Corporação, na ação, as equipes utilizaram um caminhão de combate a incêndio e diversos equipamentos específicos para combater queimadas florestais. As guarnições permaneceram no local até as 4 horas da manhã desta quarta-feira (21)), garantindo que o fogo fosse completamente extinto.
O segundo incêndio foi registrado nesta tarde, no bairro Jardim Nova Machado, nas proximidades do último ponto de circular. Conforme uma moradora, devido ao mato seco e ao tempo quente, as chamas se espalharam rapidamente e destruíram (até o momento) grande parte de uma área de vegetação. “Dá dó ver uma situação dessas, com esse fumação e os bichos todos correndo para tentar escapar do fogo”.
No caso desta tarde, equipes do Corpo de Bombeiros também foram acionadas e se comprometeram a ir até o local para ajudar no combate ao fogo.
Em nota divulgada à Imprensa após debelar as chamas no Loteamento Monte Cristo, o Corpo de Bombeiros Militares de Machado alertou a população para os riscos associados à prática de queimadas, enfatizando que, além dos prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública, tal atividade é considerada crime.