PROJETO “PRIMEIROS PASSOS” COMEÇA A TOMAR FORMA
No último dia 26 (terça-feira), o prefeito Maycon Willian recebeu, em seu gabinete, o diretor do IFSuldeMinas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas) – Campus Machado, Carlos Henrique Reinato, para firmar uma parceria através do projeto “Primeiros Passos”. A iniciativa consiste em abordar cinco eixos de trabalho, como: oferecer cursos profissionalizantes para jovens e adultos machadenses, apoiar pequenos investidores num plano de incubadora de empresas, oferecer aulas de equitação acrobática com equoterapia à parte da sociedade que necessite desse tipo de tratamento, implantar hortas comunitárias em bairros menos favorecidos e criar um programa de profissionalização de mão de obra para os jovens.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Executivo, o primeiro eixo do projeto consiste em disponibilizar cursos profissionalizantes para jovens e adultos, com o objetivo de buscar uma recolocação dos mesmos no mercado de trabalho, e incentivar as incubadoras de empresas, com foco nos ramos de confecção e malharia, criando pequenos negócios e incentivando o comércio local.
Outro ponto importante da parceria, segundo a Prefeitura, é a atenção que será dada ao projeto Frutas Vermelhas. “A Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, visa ampliar a quantidade de mudas produzidas para o projeto. Esta iniciativa, em parceria com o IF, possibilitará produzir as mudas no próprio instituto, a fim de impulsionar o plantio das frutas vermelhas na cidade”, diz a nota enviada à Gazeta.
O terceiro ponto considerado importante, conforme a Assessoria de Comunicação, “trata-se da criação de hortas comunitárias em bairros carentes – ação que visa melhorar a qualidade alimentar dos moradores dessas regiões e incentivar o trabalho comunitário”.
O quarto eixo do projeto está voltado para a ampliação das aulas de equitação acrobática e com grandes possibilidades de incluir atividades de equoterapia. Em parceria com o projeto Ferradura de Ouro, os responsáveis planejam ampliar a oferta dessas aulas, melhorando a qualidade dos serviços.
E, por fim, a parceria entre a Prefeitura e o IFSuldeMinas prevê a criação de um projeto voltado para a qualificação de jovens para o primeiro emprego, preparando-os e inserindo-os no mercado de trabalho.