PRESIDENTE DA CÂMARA É DETIDO APÓS SE ENVOLVER EM ACIDENTE DE TRÂNSITO
O atual presidente da Câmara de Vereadores de Machado, Maycon Willian Silva (27 anos), foi detido na noite deste sábado (31), na Avenida Artur Bernardes, no Centro, após se envolver em um acidente de trânsito e supostamente desacatar policiais militares que atendiam o caso.
De acordo com o Boletim de Ocorrência confeccionado pela PM, uma Guarnição compareceu ao local, onde, segundo informações repassadas pela Sala de Operações da 164ª Cia. PM, havia ocorrido um acidente de trânsito envolvendo dois veículos, sendo uma Fiat Strada, de cor vermelha, e um Volkswagen Gol, de cor cinza.
Ainda conforme o registro oficial feito pela PM, no local, os militares constataram que um dos condutores dos respectivos veículos era Maycon Willian, que se encontrava embriagado e exaltado, apresentando hálito etílico, fala desconexa, olhos vermelhos e vestes desorganizadas. Então, perante a situação, eles deram voz de prisão em flagrante delito ao vereador por conduzir veículo sob influência de álcool.
Contudo, no momento da detenção, Maycon recusou a se submeter aos procedimentos de praxe, ficando ainda mais agressivo, sendo necessário contê-lo. Com isso, viaturas e componentes das guarnições do Tático Móvel e da Patrulha Rural foram acionados para dar apoio à ação. Após ser algemado, o edil foi conduzido ao Pronto Atendimento Médico. No entanto, segundo dados descritos no B.O., o rapaz ficou mais uma vez exaltado e cuspiu no rosto de um policial, além desferir-lhe uma cabeçada no rosto, quebrando seus óculos.
Ainda conforme o registro feito pela PM, depois de efetuar os golpes e devido ao fato de estar embriagado, Maycon perdeu o equilíbrio e caiu ao solo, lesionando a face, momento em que sua genitora, Adriani Silva, desacatou um policial e também acabou sendo detida. Durante o atendimento médico, Maycon teria ameaçado todos os militares por diversas vezes e desferido uma cabeçada na mesa do médico, causando-lhe um hematoma na própria testa.
Ainda durante a avaliação, Maycon se recusou a fazer o teste de alcoolemia. Ele relatou que estava vindo de uma festa, onde fez uso de bebida alcoólica, e se deslocava sentido ao terminal rodoviário, momento em que visualizou o outro veículo à sua frente. Porém, por um instante, se abaixou para pegar o aparelho celular e, ao retornar sua atenção para a via, bateu no veículo que se encontrava à sua frente.
Face a todas alegações e situações, o veículo Volkswagen Gol foi removido por não haver pessoa para quem pudesse ser liberado e foram confeccionados todos os autos de infração pertinentes ao caso. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de Maycon foi recolhida e entregue à Delegacia Regional de Alfenas, para onde o edil seguiu e permaneceu detido até o início da manhã do dia 1º (domingo), quando pagou uma fiança no valor de R$ 5 mil e foi liberado para responder aos crimes pelos quais é acusado em liberdade.
Versão de testemunha
Durante a confecção do Boletim de Ocorrência, uma testemunha informou que foi acionada pelo condutor da caminhonete para prestar apoio ao mesmo e à sua namorada, que também se encontrava no veículo. Contudo, ao chegar no local, o rapaz alega ter sido procurado por Maycon, que afirmava não ser necessário o registro do caso, tentando contornar a situação, pois era vereador da cidade. Porém, a testemunha relatou que, em nenhum momento, concordou com a solicitação.
Versão do vereador
Diante de todos os acontecimentos, o vereador Maycon Willian procurou a reportagem da Gazeta e se comprometeu a dar uma entrevista nesta segunda-feira (2), na qual pretende se justificar.
No entanto, durante o contato, o edil assumiu o erro, pediu desculpas à sociedade machadense pelo ocorrido e enviou fotos sobre o caso.
O depoimento de Maycon você confere ainda hoje aqui no site da Gazeta.