60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_0883
ec425dab-f0ca-4cd7-a252-d6c8f0a2902f
IMG_3525
previous arrow
next arrow
CIDADE

PREFEITURA INSTITUI CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DOS AGENTES DA ÁREA AZUL

No início de agosto, a Prefeitura de Machado instituiu uma campanha de valorização dos agentes da Área Azul, atuantes na Praça Antônio Carlos, no Centro. Em um vídeo recheado de comentários dos próprios trabalhadores, a Gestão 2021-2024 externou à população a necessidade de conscientização de que todos devem ser tratados com respeito.

“A Zona Azul foi implantada em Machado não só para geração de emprego e renda, mas para benefício da própria população, desafogando o trânsito da área central e promovendo maior rotatividade no fluxo de veículos, além de gerar emprego e renda àqueles que não tinham oportunidades de ter uma ocupação remunerada e digna. O projeto já têm apresentado resultados visíveis na melhoria do trânsito na praça. E o pessoal que lá trabalha está apenas cumprindo apenas suas obrigações. Assim como todos precisam de um emprego, eles também necessitam. Fico muito triste que algumas pessoas estão destratando os agentes da Área Azul. Peço que tenham mais respeito e educação, pois nenhum trabalhador merece ser destratado por estar desempenhando sua função”, disse o prefeito Maycon Willian da Silva durante o lançamento do vídeo.

No mini documentário, a agente Beatriz Pereira é uma das trabalhadoras que expõe a triste realidade vivida pela classe perante a intolerância de alguns cidadãos. “Todos acham que a gente está ali trabalhando nessa função porque somos pouca coisa. Acham que não temos o mesmo patamar que eles por estarem em um carro e a gente na rua. Acham que a gente não vale nada”.

Já a agente Janaína Costa vai mais além e revela, em detalhes, os constrangimentos vividos. “Está tendo muitas humilhações. As pessoas não têm um pingo de educação. Falam que nós não compramos a praça é jogam o dinheiro na gente. Eles não têm nem um pouco de educação com a gente”.

Em seguida, a agente Marina Aparecida desabafa e demonstra a gravidade da situação. “Está muito humilhante. O pessoal não quer pagar. E, por isso, humilham bastante a gente, principalmente nos que somos mulheres. Só pedimos educação e respeito”.

“Sentimos muito medo. E por que? Tenho cinco crianças e uma sobrinha que dependem de mim. Saio de casa para trabalhar e tenho que pagar babá para ficar com eles e tenho que deixar tudo arrumadinho. Daí, chego na praça e escuto humilhações de pessoas que não são crianças, mas, sim, adultos. Então, pra gente, é uma humilhação muito grande, é um constrangimento”, conclui Beatriz.

“Educação é o que os agentes da Área Azul pedem àqueles que utilizam tal serviço. Todos os trabalhadores estão cumprindo apenas suas obrigações e merecem ser tratados com respeito. Recebi alguns deles em meu gabinete, no dia dedicado aos  atendimentos da população, e fiquei muito triste com o que escutei. Devido a isso, peço consciência à população. É preciso que o pessoal entenda, de uma vez por todas, que a Área Azul é uma iniciativa que abraçamos para gerar emprego e renda para as pessoas que trabalham lá. Todos têm suas necessidades e precisam desse serviço. A pessoa está lá pra trabalhar, para cumprir seu papel. Com a chegada deles, o trânsito na área central melhorou muito. Para quem usa os serviços da praça, basta ver que antes era difícil conseguir uma vaga para estacionar seu veículo. Hoje, as vagas estão lá disponíveis. Além disso, se você girar diversas vezes ali na praça sem arrumar uma vaga, gastará mais que os R$ 2 do estacionamento. Com a vaga disponível, a pessoa vai economizar tempo e, ao mesmo tempo, estará ajudando várias famílias que lá estão sendo representadas através de um emprego, que gera renda para manter uma casa. Logo, mesmo sabendo que esse problema não é geral, mas, sim, por uma parte pequena da população, reforço a necessidade de termos educação com quem está lá trabalhando. Deixo aqui a minha nota de repúdio a essas pessoas que não estão vendo o quanto é difícil um trabalhador sair de casa cedo para buscar o pão de cada dia. Este é um serviço como muitos outros. Queremos dar oportunidades à população de Machado. Valorizem as pessoa que estão trabalhando lá na praça para melhorar o trânsito, para fazer com que as coisas aconteçam. Espero, de coração, que a população em geral tenha consentimento e saiba o quanto está sendo benéfica a Área Azul para Machado”, finalizou o prefeito Maycon Willian.

A Área Azul funciona de segunda-feira a sábado, das 9 às 18 horas. O valor da hora por parada é de R$ 2. Parte do valor é direcionado ao agente que vendeu o cartão ao motorista. Todos os trabalhadores possuem CNPJ’s (Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas) para poderem prestar o referido serviço.

Compartilhe

This will close in 20 seconds