PREFEITURA DE MACHADO É REPRESENTADA NO 37º CONGRESSO MINEIRO DOS MUNICÍPIOS EM BELO HORIZONTE
Nos dias 1º e 2 de junho (quarta-feira e quinta-feira, respectivamente), a Prefeitura de Machado foi representada pelos assessores Rayner Saint’Clair (Políticas Públicas) e Rafael Willian (Comunicação) no 37º Congresso Mineiro de Municípios, promovido em Belo Horizonte. O evento (primeiro do gênero no pós-pandemia) contou com a presença maciça de representantes das cidades mineiras e abrangeu a temática “Governança e desenvolvimento em foco nas gestões municipais”. Diversas atividades foram realizadas, como palestras técnicas, seminários, encontros e uma grande feira, com oferta de tecnologias, experiências e soluções para o aumento da eficácia na gestão pública, visando o objetivo coletivo, com promoção do desenvolvimento das cidades e a qualidade de vida dos munícipes.
A palestra magna ficou por conta do empresário e escritor Geraldo Rufino. Na oportunidade, ele contou a sua trajetória de vida, desde quando era catador de latinhas, ensacador de carvão, até o momento que em que fundou a própria empresa, que se destaca na reciclagem automotiva da América Latina.
“Ficou claro nessa palestra que os gestores públicos atuais necessitam construir equipes profissionais, capazes de cuidar de pessoas, em todos os aspectos. Empreender no setor público é buscar a transformação da vidas das pessoas por meio de políticas públicas afirmativas”, destacou Rafael Willian.
Dentro do evento, que abrangeu todos os pontos relacionados à gestão de municípios, destacou-se o Fórum de Comunicação, no qual foram discutidos novos caminhos para levar informações claras, didáticas e inclusivas aos cidadãos, visando a utilização de linguagens simples que facilitem a prática da publicidade governamental, já que é por meio dela que a transparência e a prestação de contas de todas as ações que envolvem recursos públicos chegam a cada cidadão, conforme afirma o Artigo 37 da Lei 8666, referente aos princípios constitucionais da Administração Pública.
Segundo Rayner, a transformação tecnológica promoveu maior disponibilidade de acesso às informações e ajudou a democratizar o conhecimento para a maior parte da população, o que é muito positivo. “O munícipe pode buscar entender e participar da gestão pública utilizando seu telefone celular (smartphone), de maneira gratuita. Além disso, profissionais de comunicação têm se empenhado para desenvolver cada vez mais formas de tornar o conteúdo didático e acessível. O audiovisual tão tratado no simpósio é uma dessas formas: dinâmico, direto e com maior facilidade de compreensão e, por isso, assimilado tão bem pelas pessoas”.
Em seus dois dias de atividades, o evento reuniu mais de cinco mil pessoas, representantes de mais de quinhentos municípios mineiros. O Congresso chegou à sua 37ª edição, demonstrando que gerir a economia do município e os projetos voltados à sociedade, visando metas coletivas, é o principal pilar da governança, que promove o desenvolvimento das cidades e mais qualidade de vida para a população.