60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_0883
ec425dab-f0ca-4cd7-a252-d6c8f0a2902f
IMG_3525
previous arrow
next arrow
CULTURA

PREFEITURA DE MACHADO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA 108ª FESTA DE SÃO BENEDITO

Tradição, fé, dezenas de ternos de congadas, gastronomia e uma celebração de encontros. A centenária Festa de São Benedito de Machado chega à sua 108ª edição e muda a atmosfera da cidade, que dobra a sua população no período do evento diante da quantidade de visitantes, turistas e machadenses ausentes que retornam para curtir o agito. Registrada como patrimônio cultural do município e coordenada pela Prefeitura, Secretaria de Cultura e Turismo, Associação dos Congadeiros e Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio, a festa de 12 dias acontece, neste ano, entre os dias 16 e 27 de agosto.

A programação religiosa conta com a tradicional novena, entre os dias 16 e 24, e os tradicionais Terço Mariano, sempre às 18 horas, e as santas missas na Igreja de São Benedito, às 18h30, com padres convidados. No dia 25 (domingo), às 17 horas, a Santa Missa será promovida na Igreja Matriz, seguida de procissão até a Capela de São Benedito com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito. No dia 27 (terça-feira), a missa das 10 horas fecha a programação religiosa.

A extensa programação cultural é recheada de celebrações, como a Alvorada, no dia 16 (sexta-feira), às 5 horas, anunciando a grande festa. No dia 17 (sábado), às 14 horas, acontece a Roda de Congo. Às 20 horas, o público acompanha a abertura da Tenda do Congo. A Subida do Mastro com a bandeira de São Benedito acontece no dia 18 (domingo), às 16 horas.

No dia 21 (quarta-feira), é a vez do Concurso de Desenho e Poesia. No dia 24 (sábado), pela manhã, ocorre a procissão das congadas mirins. Às 16h30, a Embaixada se apresenta, abrindo caminho para o tradicional Boi das Oliveiras e a Mulinha chegarem, por volta das 20 horas, na Praça de São Benedito.

No dia 25 (domingo), a partir das 10 horas, as congadas começam suas apresentações. Às 15 horas, acontece a Retirada dos Caiapós, na Mata do Ginásio.

O Reinado será no dia 26 (segunda-feira), às 16 horas. No dia 27 (terça-feira), às atividades de encerramento do evento contarão com a celebração do Dia do Congo e a Descida do Mastro com a bandeira de São Benedito, às 18 horas.

Além da tradicional programação religiosa e cultural com as congadas, em horários alternativos e sempre respeitando as manifestações tradicionais atividades, a festa também contará com um palco na Avenida Santa Cruz, que recebe, no dia 24 (sábado), das 12 às 18 horas, a 10ª edição do Samba do Encontro. Das 23 horas até 1h30, é a vez do DJ Keko animar a galera.

No dia 25 (domingo), das 14 horas às 17h30, acontece o Baile Vespertino com o DJ Lú. Das 21 horas até meia-noite, o show será com o grupo “Só de Bobeira”. No dia 26 (segunda-feira), após o Reinado e todas as apresentações das congadas, o público poderá acompanhar o projeto “Samba na Cozinha”, às 23 horas, em homenagem a São Benedito, o santo cozinheiro. Este ano, o projeto convida o artista e rapper machadense Imperador da Vila para abrir a apresentação.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Machado, João Alexandre Moura, todos os hotéis já estão com reservas lotadas e inúmeras casas na cidade e sítios da zona rural já foram alugados para as festividades. “A estimativa de público é de dez mil pessoas diariamente passando pela festa durante os 12 dias de programação. Além da praça de alimentação na Praça de São Benedito e Rua João Batista de La Salle, mais de 250 barraqueiros montam uma feira de comércio ao ar livre na Rua Airton Rodrigues Leite, com uma grande variedade de produtos. Toda a estrutura para os festejos já foi contratada. Seguranças, brigadistas, dezenas de banheiros químicos, geradores de energia, eletricistas, tendas, central de monitoramento com câmeras, ambulância com base médica, alinhamento com a Polícia Militar, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e Fiscalização de Postura”.

A expectativa da 108ª Festa de São Benedito é de um impacto de mais de R$3 milhões na economia local entre comércio, serviços, turismo, alimentação, prestadores de serviços, taxas, aluguéis e tudo que envolve o período do evento, que coincide com o fim da safra cafeeira, principal setor agrícola do município de Machado.

Compartilhe

This will close in 20 seconds