60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_0883
ec425dab-f0ca-4cd7-a252-d6c8f0a2902f
IMG_3525
previous arrow
next arrow
POLÍCIA

POLÍCIA MILITAR ALERTA CORRENTISTAS PARA O GOLPE DO PIX AGENDADO

Nos últimos dias, a Polícia Militar tem orientado correntistas de instituições financeiras quanto a uma nova modalidade de fraude: o golpe do Pix agendado.

De acordo com informações da PM, nesta modalidade de crime, os criminosos realizam uma transação na conta da vítima, marcando para uma data futura.

Dessa forma, o Pix constará no extrato da conta bancária como agendamento, pois o valor não estará disponível no saldo da conta bancária. No entanto, a partir do momento em que os bandidos efetuam a transação, a vítima será alertada, via mensagem, sobre o recebimento de um Pix em sua conta. E é aí que começa o golpe.

Depois de agendarem a transação, os bandidos entram em contato e informam à vítima que realizaram um Pix de forma equivocada ou enganada e solicitam o seu estorno. Nesse momento, a vítima analisa o extrato e vê o Pix, mas não repara que se trata de um agendamento e acaba “devolvendo” o valor solicitado, caindo na lábia dos ladrões.

Em outros casos, ao invés de solicitarem o estorno do valor supostamente enviado, os autores solicitam que a vítima compre alguma mercadoria ou efetuem compras com os montantes transacionados e ainda mandam o comprovante da “transferência equivocada” para dar mais “credibilidade” ao golpe.

Diante dessa situação e do registro de alguns casos dessa natureza, a Polícia Militar recomenda atenção redobrada no recebimento de Pix, principalmente quando for agendado, bem como na conferência do saldo na conta bancária.

Se você for contatado por alguma pessoa estranha solicitando esse tipo de transação, entre em contato imediato com a Polícia Militar e informe o que está acontecendo.

Como se proteger

A recomendação é ficar alerta se receber uma notificação de Pix Agendado e for procurado por alguém para devolver o valor.

Nesse caso, o ideal é informar ao solicitante que é possível cancelar a operação enquanto não chegar a data do agendamento.

O que fazer se for alvo do golpe

O recomendado é coletar todas as informações que se tiver sobre o golpista, seja o print do comprovante do Pix Agendado ou o número do telefone pelo qual ele entrou em contato.

Em seguida, deve-se fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia.  Com o registro policial em mãos, a vítima também pode entrar em contato com a instituição financeira para buscar outras alternativas.

Segurança do Pix

Sim, o Pix possui etapas de autenticação e criptografia, além das camadas de segurança dos próprios apps dos bancos, e é tão seguro quanto uma transferência TED ou DOC.

 

 

Compartilhe

This will close in 20 seconds