Um homem de 33 anos foi preso pela Polícia Civil de Machado, na manhã desta segunda-feira (26), por prática de maus-tratos contra animais. O autor reside em uma propriedade rural (bairro não informado) e estava em posse de dois cachorros adultos e seis filhotes e uma maritaca. Todos os animais eram mantidos em cativeiro e estavam sem comida e água.
De acordo com as informações obtidas pela reportagem da Gazeta, por volta das 10h30, após receberem denúncias anônimas, dando conta de que dois filhotes de cachorro (raça não especificada), um cão adulto de pelagem longa, uma cadela com quatro filhotes recém-nascidos e uma maritaca, presa em uma gaiola, estariam sendo mantidos em situação de vulnerabilidade, uma equipe da Polícia Civil, composta pelo delegado Pablo Pereira e pelos investigadores Mauricio Botazini Júnior e Gabriela Giraderlli, solicitou o acompanhamento da assistente de Zoonoses da Prefeitura, Camila Corrêa, e se dirigiu ao local indicado para averiguar os fatos.
Ao chegarem na propriedade, as autoridades fizeram uma inspeção conjunta e comprovaram a existência e a manutenção dos filhotes, dos cachorros adultos e da ave em condições insalubres, sem água potável e alimento, contrariando o que dizem as normas legais de tutoria de animais.
Diante dos fatos, os bichos foram apreendidos e encaminhados a um médico veterinário para passarem por avaliações mais detalhadas, com auxílio imediato da Associação Quatro Patas, que, inclusive, ficou com a guarda dos mesmos, a fim de tentar encontrar novos tutores para assumirem as posses responsáveis de cada um deles.
O autor foi preso em flagrante e autuado e encaminhado à Delegacia. Em depoimento, ele admitiu não haver ração ou hidratação para os animais no momento da vistoria. O acusado também não comprovou a autorização para manter a maritaca em cativeiro e não soube justificar o destino que daria aos filhotes existentes na propriedade.
Após todos os trâmites legais, o rapaz foi encaminhado ao Presídio de Machado, onde permanece à disposição da Justiça.
As investigações seguem em andamento.