NÚMEROS DE CASOS POSITIVOS DE COVID – 19 CAEM BRUSCAMENTE EM MACHADO
Uma queda de 60% dos casos positivos de Covid – 19 no último mês. Este é o balanço feito pela Secretaria de Saúde de Machado e apresentado à reportagem da Gazeta no decorrer desta semana. Os números, segundo o órgão, condizem ao período em que medidas restritivas mais severas foram adotadas para amenizar a proliferação do coronavírus no município, já que os índices estavam subindo, chegando ao número máximo de confirmação de 97 pessoas acometidas pela doença em apenas um dia.
De acordo com as informações levantadas pela pela equipe da Gazeta, os números realmente demonstram uma brusca diminuição em relação às confirmações de casos positivos de Covid – 19 através de testes feitos pelo Centro de Atendimento Covid – 19.
Na análise feita pela reportagem da Gazeta, na qual a contagem começa a partir do 28 de maio, quando um decreto feito pelo prefeito Maycon Willian da Silva, que estipulava medidas mais restritivas até aos comércios considerados essenciais, é possível notar que o número de casos até o dia 3 de junho foi de 324.
Na semana seguinte, compreendida entre os dias 4 e 10 de junho, quando as regras já estavam em vigor, as testagens tiveram uma queda de 19%, totalizando 261 pessoas acometidas pela doença.
A diminuição continuou na semana seguinte, compreendida entre os dias 11 e 17 de junho, quando os números de casos positivos do coronavírus baixaram para 173, gerando um percentual de -34% em relação ao pico de registros.
Entre os dias 18 e 24 de junho, nova queda na porcentagem de casos positivos: -13%, totalizando apenas 151 casos confirmados.
E, na quinta semana analisada, compreendidas entre os dias 25 de junho e 1º de julho, as testagens positivas caíram para 129, gerando um percentual de -15%, totalizando, no final, uma redução de 60% dos casos em 35 dias após as medidas restritivas adotadas pelo governo municipal.
Ainda conforme dados repassados pela Secretária de Saúde, outros fatores que contribuíram bastante para a redução dos casos positivos de Covid – 19 em Machado foram a ampliação e renovação do Centro de Atendimento Covid – 19, a vacinação, a criação e ampliação da equipe de fiscais, a distribuição gratuita de máscaras e o investimento na comunicação, divulgando, ao máximo, as informações para a população. “A Prefeitura de Machado trabalha incansavelmente, dia a dia, para melhorar a vida da população, principalmente neste cenário de pandemia do novo coronavírus. A Gestão 2021-2024 – ‘Com a força do povo’ se dedica na busca de soluções que afetam diretamente a vida de cada machadense. Na prevenção, a campanha de vacinação evoluiu e se organizou, priorizando o atendimento. E, com isso, Machado atingiu números tão significativos. Com investimento no novo Centro de Atendimento de Covid, o Governo Municipal foi além e deu ao cidadão mais dignidade no tratamento. Mais médicos foram contratados, o que tornou possível atender um maior número de pessoas, de forma mais humanizada. Além disso, o Centro de Covid conta com uma ambulância para levar os pacientes testados positivamente diretamente para suas residências. O Município conta ainda com o trabalho de profissionais da área da Psicologia, que realizam o acompanhamento on-line das famílias de contaminados. Com todo este processo acontecendo, os resultados aparecem. Semanalmente, os casos de pessoas com Covid – 19 estão caindo, o que reforça que a conscientização, cuidados e trabalho sério dão resultado. A nossa luta contra este vírus continua. Evite aglomerações, faça o uso correto das máscaras e álcool em gel. E, assim, iremos seguir sempre em frente e com a ‘Força do Povo’”, diz uma nota emitida pela Assessoria de Comunicação do Executivo.
Para o assessor de Políticas Públicas da Prefeitura de Machado, Rayner Saint Clair, a decisão do prefeito Maycon Willian em priorizar ações multissetoriais e engajar diferentes secretarias com foco na solução dos problemas tem sido salutar. “Ele (o prefeito) é dinâmico, o que traduz nosso trabalho, enquanto equipe, em planejamento consistente e execução voltada em solução, os tempos são difíceis e cada minuto investido ajuda a reduzir os impactos para população”.
O chefe do Executivo também comemorou os resultados. “Para administrar é preciso ter coragem! Veja os números de antes da gente tomar as medidas restritivas de enfrentamento ao Covid – 19 e os de agora. Lógico que só as medidas restritivas não fazem milagres. Por isso, também investimos muito em testes, monitoramento maciço dos casos positivos, melhoria do centro de Covid e contamos com a compreensão das pessoas e comércios, que estão se prevenindo mais. Que consigamos permanecer assim. Com união e trabalho as coisas acontecem e, se Deus quiser, o quanto a antes vamos sair dessa dificuldade.
Para concluir a pesquisa feita pela Gazeta, nos levantamentos feitos no primeiros sete dias de julho, o município registrou nova queda, confirmado apenas 98 casos de Covid – 19.