MUNICÍPIO ADERE AO PROGRAMA NACIONAL DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO
Visando promover a transparência diante da população, a Prefeitura deu início às atividades do PNPC (Programa Nacional de Prevenção à Corrupção). A iniciativa, aderida em 2021, é um incentivo e fortalecimento do controle social ao compartilhamento de informações e documentos, e tem como objetivo monitorar e a fiscalizar o Estado sobre a Gestão Pública, de forma eficiente, combatendo diretamente a corrupção.
De acordo com o chefe da Controladoria do Município, Camilo Oliveira, o PNPC é uma proposta inovadora coordenada pela Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela CGU (Controladoria Geral da União) e pelo TCU (Tribunal de Contas da União). “A principal meta do programa é reduzir os níveis de fraude e de corrupção em todas as esferas de governo do Brasil. Para isso, ele oferece uma plataforma online de autosserviço em que o gestor avalia sua instituição e, através do resultado individual, pode prever os pontos mais vulneráveis de sua administração e melhorar seus padrões de integridade. Em 2021, o Município de Machado aderiu ao PNPC e realizou sua autoavaliação, assumindo o compromisso de adotar boas práticas de prevenção, monitoramento e transparência na Gestão Pública”.
Ainda conforme Camilo, a adesão do Município de Machado ao PNPC reforça o compromisso com a transparência em todos os setores e aspectos da Administração. “O programa é uma ferremamenta que irá auxiliar na revisão de processos e no aperfeiçoamento do controle, objetivando evitar qualquer tipo de fraudes e de corrupção”.
As ações do PNPC são desenvolvidas pela Controladoria, por meio das informações repassadas por cada secretaria e de informações dos sistemas da Prefeitura.