MACHADO REGISTRA MAIS DE CEM CASOS DE DENGUE E COMBATE AO AEDES AEGYPTI É INTENSIFICADO
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Machado tem desempenhado um papel ativo no combate às endemias que afetam a comunidade. Através de uma série de medidas preventivas e intervenções diretas, os trabalhos têm sido incansáveis para proteger a saúde e o bem-estar dos cidadãos. Tais ações se fazem necessárias diante do cenário epidemiológico da Dengue no Brasil em 2024, que revela um panorama preocupante, com um aumento exponencial de casos em todo o território nacional.
De acordo com dados atualizados do Ministério da Saúde, até o dia 15 de fevereiro foram notificados 512 mil casos prováveis da doença – um crescimento de 127% em comparação com o mesmo período do ano anterior (226 mil casos). Minas Gerais lidera o ranking de casos, com 135.716 notificações, seguido por São Paulo (61.873), Distrito Federal (48.657), Paraná (44.200) e Rio de Janeiro (28.327).
Já, em Machado, do início do ano até o dia 15 de fevereiro, foram registrados 114 casos positivos. Essas confirmações foram identificadas e monitoradas com o apoio dos agentes de combate a endemias, que têm desempenhado um papel crucial nesta batalha.
As maiores incidências na cidade são nos seguintes bairros:
Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde alerta que é “fundamental a população colaborar com as ações de combate às endemias, praticando, pelo menos, as seguintes ações:
- Eliminar criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, mantendo limpos as caixas d’água, calhas, pneus, vasos de plantas e outros tipos de de recipientes que podem acumular água;
- Manter ralos e tampas de caixas d’água vedados;
- Usar repelentes e roupas que protejam o corpo;
- Colaborar com os agentes de combate a endemias durante as visitas domiciliares.
Para tentar amenizar os impactos negativos que a Dengue pode causar na sociedade, a Secretaria de Saúde também tem intensificado os esforços de combate ao Aedes Aegypti, priorizando a aplicação de inseticidas em áreas afetadas e visitas domiciliares para remoção mecânica de possíveis criadouros. Além disso, as campanhas de conscientização estão sendo fortalecidas para garantir que todos os cidadãos estejam cientes dos riscos e saibam como se proteger.
“A importância da colaboração de toda a comunidade neste momento é fundamental. Cada um deve fazer a sua parte, adotando medidas preventivas em suas residências e colaborando com as ações realizadas pelos agentes de Saúde. A prioridade é garantir a segurança e o bem-estar de todos os habitantes da cidade. Os agentes de combate continuarão a trabalhar incansavelmente para controlar essa situação e proteger nossa comunidade contra as endemias”, afirma Raphael Caixeta, secretário de Saúde de Machado.