LIVE DAS CONGADAS DE MACHADO É HABILITADA E CONCORRE A MAIOR PREMIAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL
O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, divulgou, no decorrer desta semana, a lista de ações habilitadas para concorrer à 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que reconhece ações de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro que mereçam registro, divulgação e reconhecimento público em razão da originalidade, vulto ou caráter exemplar.
Para concorrer ao principal prêmio voltado para a valorização e preservação do patrimônio cultural foram inscritas 435 ações. E entre as iniciativas habilitadas ao prêmio nacional está a proposta enviada pela Prefeitura de Machado, através da Secretaria de Cultura e Turismo, da “Live em Homenagem à Festa de São Benedito, patrimônio cultural imaterial”, que concorre ao prêmio no segmento “Iniciativas do Poder Público” e na categoria “Preservação do Patrimônio Cultural”, ambas adaptadas ao contexto da pandemia do Covid – 19.
Com o cancelamento da centenária Festa de São Benedito, devido ao combate ao coronavírus, foram realizadas, entre os dias 27 e 31 de agosto, mais de 24 horas de apresentações envolvendo os ternos de congadas e caiapós de Machado, com interação do público pelas redes sociais e transmissão em alta qualidade de áudio e imagem.
As propostas habilitadas ao prêmio podem ser conferidas no site do Iphan através do link:http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/PUBLICA%C3%87%C3%83O%20-%20DIVULGA%C3%87%C3%83O%20DO%20RESULTADO%20-%20P%C3%A1gina1(2).pdf
O prefeito de Machado, Maycon William da Silva, comemorou a habilitação para concorrer a uma premiação nacional no primeiro ano de sua gestão. “Quero destacar o trabalho técnico de toda equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, que elaborou a proposta e habilitou. Esta é mais uma notícia positiva para a cidade de Machado. Parabenizo todos os congadeiros e caiapós que se apresentaram na live em agosto. Inclusive, se vencermos o certame, destinaremos o dinheiro da premiação aos próprios congadeiros”.
O Iphan informou que as dez iniciativas escolhidas receberão prêmios de R$ 20 mil (cada). As concorrentes estão divididas em cinco segmentos e duas categorias: Ações desenvolvidas pelo Poder Público, cooperativas e associações formalizadas, redes e coletivos não formalizados, pessoas físicas, Microempreendedor Individual e Microempresa.
Fundações e empresas privadas poderão ser indicadas à menção honrosa, segmento no qual não há remuneração em espécie, mas confere certificação e selo do Prêmio Rodrigo 2021.
O resultado da etapa estadual está previsto para ser divulgado no dia 10 de novembro. Já as 12 ações vencedoras em nível nacional serão conhecidas até 17 de dezembro de 2021, quando serão entregues os certificados em cerimônia programada para acontecer em Brasília – DF.