60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_0883
ec425dab-f0ca-4cd7-a252-d6c8f0a2902f
previous arrow
next arrow
ESPORTE

JOGADOR DE BASQUETE MACHADENSE INICIA TRAJETÓRIA NA LDB

O jovem jogador Pedro Barbosa (19 anos), revelado pelo projeto Basquete Machado Coopama, estreia, nesta quinta-feira (22),  pelo time Sub-22 do Minas Tênis Clube no CBI – LDB (Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete). Organizada pela CBN (Confederação Brasileira de Basquete), a competição é considerada umas das mais importantes do país pelo fato de revelar e exportar atletas para clubes da NBA (a famosa liga americana de basquete). Integrando a equipe da capital mineira desde 2017, a equipe do ala machadense está no Grupo B e terá como adversários as equipes do Pinheiros, Mogi das Cruzes, Zopone/Bauru, Rio Claro/ABCD e Bandeirantes, de São Paulo, Cerrado e BRB/Brasília, do Distrito Federal, Flamengo, do Rio de Janeiro, Unifacisa, da Paraíba, Minas Tênis Clube e Praia Clube/Gabarito/Unimed, de Minas Gerais, e Basquete Cearense, do Ceará.

As partidas da primeira fase serão disputadas na cidade de São Paulo – SP, nos ginásios poliesportivos do Club Athlético Paulistano e do Esporte Clube Pinheiros.

O campeonato

Em parceria com o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes), o CBI – LDB vai para sua 10ª edição e terá início no dia 22 de julho, em São Paulo – SP. A competição de base, considerada a maior do país no segmento, está de volta após dois anos de recesso.

Com 22 equipes participantes, o torneio de 2021 será composto por equipes de oito territórios nacionais diferentes (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e Distrito Federal). Na disputa estarão os 16 clubes que disputaram a edição 2020/2021 do NBB (Novo Basquete Brasil) e mais os times do São José Basketball – SP, Coritiba Monster/Sociedade Thalia – PR, Maringá – PR, Rio Claro Basquete – SP, União Corinthians – RS e Praia Clube – MG.

Sistema de disputa

A fase de classificação da LDB 2021 dividirá os 22 times em dois grupos (A e B). Os clubes se enfrentarão dentro de suas chaves, todos contra todos, uma vez, com confrontos divididos em duas etapas.

A fase classificatória será disputada em dois momentos. A primeira acontece no Paulistano, em São Paulo – SP, entre os dias 22 e 28 de julho, com os times do Grupo A. Já o grupo B ocorrerá no Pinheiros, também na capital paulista, entre os dias 25 e 31 de julho.

A segunda etapa acontece entre os dias 23 de agosto a 4 de setembro, em quatro sedes: Clube Duque de Caxias, em Curitiba – PR, São Paulo Futebol Clube e Pinheiros – SP, e Flamengo – RJ. Ao final da fase regular, os quatro melhores de cada grupo avançam à fase final, que será disputada no Paulistano, entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro. Nela, os quatro melhores classificados de cada grupo serão divididos em dois novos grupos (C e D) de quatro equipes. Todos se enfrentarão uma vez dentro de suas chaves.

Histórico da LDB

Criada em 2011, a Liga de Desenvolvimento de Basquete ajudou a projetar diversos nomes para o cenário nacional e internacional da modalidade. Atualmente, mais de 50% dos atletas do NBB já disputaram alguma edição da competição.

Na última temporada do NBB, por exemplo, três dos quatros candidatos para o prêmio de King of the Season atuaram na LDB, são eles: Lucas Mariano, Lucas Dias e Georginho. Além do MVP das Finais, Yago Mateus, que também já disputou o campeonato de base.

A LDB ainda projetou atletas que brilharam na NBA: o ala/pivô Bruno Caboclo, que despontou na LDB 2013 pelo Pinheiros, o pivô Cristiano Felício (Chicago Bulls), campeão da LDB 2013 e MVP da LDB 2014, e o mais recente Didi (New Orleans Pelicans), campeão da LDB 2016 pelo Sesi Franca Basquete.

Outros nomes importantes com passagens pela LDB são os de Léo Meindl (Fuenlabrada-ESP), Ricardo Fischer, Gui Deodato e Alexey Borges (Minas), Cauê Borges (Paulistano) e o pentacampeão do NBB, Gegê Chaia, todos com passagens pela Seleção Brasileira, entre tantos outros que se destacam no basquete nacional.

Compartilhe