FALTA DE COLETA DE LIXO EM VÁRIOS BAIRROS ENFURECE MORADORES
Uma situação lamentável e de extrema irritabilidade. Assim tem sido classificada a falta de recolhimento de lixo no perímetro urbano e na zona rural de Machado. Há dias, caminhões de lixo, contratados através de licitação, não executam o serviço, prejudicando o descarte de entulhos produzidos por moradores de todo o município. Até o momento, a Prefeitura e nem a empresa responsável pelo serviço se manifestaram sobre o caso.
De acordo com uma moradora residente na comunidade Ritas, a falta de recolhimento do lixo é um tipo de serviço que não pode ser interrompido e os problemas maiores estão sendo vividos na zona rural. “Juro que queria entender o porquê de não passar o caminhão de lixo aqui no bairro Ritas. Não temos onde colocar mais entulho. Vou jogar tudo dentro carro e deixar no centro da cidade, porque vi que lá o caminhão está passando. Aqui já faz três semanas que não passam. Será que a coleta de lixo não é prioridade mais? Mau cheiro, moscas, larvas e ratos estão surgindo aos montes, sem falar que não cabe mais entulho na lixeira e os detritos já estão se espalhando pela estrada. Quero saber quem vai limpar ao redor da lixeira depois, porque não seria trabalho para funcionário da coleta, mas da Prefeitura, que está há três semanas sem resolver o problema”.
Perante a situação, os vereadores Adriano Viana (Peixinho), Clayton Nery, Erivelto Ângelo e Maycon Willian resolveram agir e se deslocaram a diversos bairros da cidade e da zona rural para fiscalizar a falta da coleta de lixo. Em um vídeo gravado em frente a um ponto de coleta cheio de entulho, no qual também é justificado a ausência dos colegas Aline Fróis, Luiz Gonzaga Xavier (Luizinho da Emater) e Renata Dias, que tinham outros compromissos, os vereadores cobram posicionamentos do Executivo e da empresa que presta o serviço. Em alguns trechos do vídeo, eles alegam que a vencedora do processo licitatório recebeu R$ 3 milhões para atender os anseios da população e que, em outra oportunidade, quando um caminhão da referida empresa quebrou, a própria Administração emprestou veículos para desenvolver as atividades, mas, perante o presente momento, nada fez.
Apesar de todas as reclamações, nas redes sociais, alguns moradores dos bairros Jardim das Oliveiras e do Centro afirmaram que, após alguns dias de impasse, o caminhão de lixo acabou passando na tarde desta quinta-feira (17).
Diante dos fatos, contatos foram tentados, via telefone, com a Assessoria de Imprensa do Executivo para obter um posicionamento sobre o caso, mas as ligações não foram atendidas.
A reportagem da Gazeta continua acompanhado o caso e qualquer novidade será repassada em breve.