DETIDOS EM SÃO JOÃO DA MATA
Quatro jovens machadenses foram detidos pela Polícia Militar, no último dia 27 (sábado), em São João da Mata, por suspeita de atuação no tráfico de drogas. O quarteto estava em duas motocicletas, que também foram apreendidas. Com o grupo, foi encontrada uma grande porção de entorpecentes.
De acordo com as informações obtidas pela reportagem da Gazeta, durante patrulhamento pela entrada principal da cidade vizinha, uma Guarnição PM visualizou quatro indivíduos em atitude suspeita em um posto de gasolina, situado à margem rodovia MG 179, e, a princípio, imaginou que os mesmos estariam planejando praticar um furto ou roubo no estabelecimento.
A viatura então se aproximou dos rapazes. Ao perceberem que seriam parados, o condutor de uma das motocicletas tentou ligá-la para evadir sentido Machado, mas não conseguiu devido a alguns problemas mecânicos. Simultaneamente, os outros suspeitos estavam muito agitados e encaravam os policiais com frequência.
Em determinado momento, o jovem menor de idade que estava em uma Honda CG Titan tentou esconder alguma coisa, e os militares iniciaram a abordagem. Após conseguir parar o primeiro autor, os policiais o identificaram e descobriram que ele era de Machado e, inclusive, seria membro de uma quadrilha ligada ao PCC (Primeiro Comando da Capital) e estava tentando assumir o tráfico no bairro Santa Luíza, onde reside. Com ele, foram encontradas duas sacolas contendo 51 pinos de cocaína (26 unidades em uma e 25 na outra).
Os outros três suspeitos, ao presenciarem a ação policial, correram, atravessaram a rodovia e se esconderam atrás de um veículo estacionado no interior do outro posto de gasolina. Na sequência, eles foram localizados, abordados e identificados. Dois deles eram maiores de idade. O outro era menor.
Em depoimento, todos os indivíduos alegaram que eram amigos e que moravam no bairro Santa Luíza, em Machado. Eles também relataram que, na noite anterior (26), tinham se deslocado para a cidade de Espírito Santo do Dourado para participarem da Festa do Rosário e levaram as drogas com a finalidade de comercializá-las no evento. No entanto, como não obtiveram sucesso na ação, resolveram retornar para Machado. Durante o trajeto, a CG teria apresentado problemas, fato que obrigou-lhes a pararem no posto de gasolina.
Após abordagem e condução dos autores, os militares retornaram ao estabelecimento comercial para levantar imagens das câmeras de monitoramento e descobriram que dois dos indivíduos chegaram juntos em uma segunda motocicleta Dafra Speed. O veículo foi então encontrado e vistoriado. Ele estava com a numeração do chassi suprimida e portava placa clonada de outra motocicleta.
Os veículos foram apreendidos e removidos pelo guincho autorizado até o pátio credenciado, pelo Detran – MG (Departamento Trânsito de Minas Gerais). Os autores foram presos, pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico, corrupção de menores e adulteração de veículo automotor, e conduzidos à Delegacia Regional de Pouso Alegre. Além dos entorpecentes, também foram apreendidos um telefone celular e cerca de R$ 42 em dinheiro.