CONGADAS MACHADENSES SE APRESENTARÃO PARA RAINHA AFRICANA NA NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA
A Associação Afro Ancestral e o projeto Curas, ambos com sede em Poços de Caldas, convidaram a Prefeitura de Machado, por meio da Secretaria de Cultura, a Associação dos Congadeiros de Machado e os representantes de movimentos culturais de terreiros e de matrizes africanas para para participarem do encontro “Conexões Ancestrais, Emoção e Fortalecimento Comunitário”, nesta segunda-feira (18), às 20 horas, no Museu Histórico e Geográfico do município vizinho. Na oportunidade, ternos e grupos culturais machadenses se apresentarão à Rainha da República Democrática do Congo – África, Diambi Kabatusuila Diambi Mukalengna Mukaji wa Nkashama. O evento faz parte das comemorações da Semana da Consciência Negra e compõe a programação e agenda oficial da visita da rainha no Brasil.
De acordo com os dados repassados à R reportagem da Gazeta, a Rainha Diambi está no país há dias e já foi recepcionada em algumas capitais, como Belo Horizonte, em ação promovida pelo Governo de Minas Gerais. Hoje, ela chega a Poços de Caldas, onde será recepcionada pela presidente da Associação Afro Ancestral, Mãe Ana de Iansã, também organizadora da visita e que convidou os representantes de Machado para estarem presentes.
A Rainha Diambi Kabatusuila Diambi Mukalengna Mukaji wa Nkashama foi coroada pela Ordem do Leopardo do Povo Bena Tshiyamba de Bakwa Indu, da região central de Kasaï, na República Democrática do Congo, em 2016. Desde que assumiu a responsabilidade pelo seu povo, ela tem percorrido vários países para falar sobre a necessidade de “restaurar uma identidade africana adequada e sã”, defendendo que é preciso uma reconciliação dos africanos e dos afrodescendentes com a sua verdadeira história.
O prefeito de Machado, Maycon William da Silva, confirmou presença no encontro, agradeceu o convite e solicitou à Secretaria de Cultura que organizasse, junto à Associação dos Congadeiros, as presenças dos ternos e de lideranças machadenses de matrizes africanas no evento em Poços de Caldas.
“Estaremos presentes, pois Machado possui uma das maiores populações negras do Sul de Minas. Todas são expressadas em nossas congadas, em nossa centenária Festa de São Benedito e na essência de nosso povo. Estamos muito felizes com o convite da mãe Ana de Iansã e dos amigos de Poços de Caldas que irão nos conectar com o continente africano”, destaca o prefeito Maycon William.
A cobertura completa da participação dos grupos machadenses no evento você confere aqui no site da Gazeta e em nossa próxima edição impressa.