60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_0883
ec425dab-f0ca-4cd7-a252-d6c8f0a2902f
previous arrow
next arrow
GERAL

ÁUDIO FAKE

Um áudio falso está circulando pelas redes redes sociais, principalmente em grupos do aplicativo de conversas WhatsApp, alertando a população sobre um possível fechamento de supermercados e postos de gasolina durante o fim de semana em Machado.

No material falso compartilhado insistentemente em grupos virtuais existentes na cidade, o autor afirma que, após reunião entre um sindicato, o prefeito e outras autoridades, ficou acertado que “supermercados e postos de gasolina só funcionam até às 20 horas. Aí, fecha, passa sábado e domingo fechados, e só reabre na segunda. Então, se alguém tem criança ou filho novo, tem até sexta-feira para comprar. E abastecer o carro e moto também. Vão ficar abertas só as farmácias. Vai ser lockdown total na cidade neste final de semana e no próximo também. Então, organizem-se aí, comprem o que puder para passar o sábado e domingo em casa. Quem sair vai tomar multa: R$ 500 por pessoa”.

No áudio falso, que claramente tenta induzir a população a lotar supermercados e postos de combustíveis para promover um desabastecimento geral, o autor ainda diz que a notícia será comunicada pelo prefeito em todos os jornais e rádios da cidade.

Diante da viralização do “falso alerta”, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Machado para saber mais sobre o assunto. Em nota, o foi categórico em afirmar que o conteúdo do áudio não se refere a Machado. “O referido áudio não diz respeito à nossa cidade. Isso não passa de uma notícia fake. Por isso, perguntamos: prefeito de onde? Quem está falando no áudio? Quando foi a reunião? Se houve a reunião, porque não está nos canais oficiais da Prefeitura? Esse áudio está rodando o Brasil. Falta discernimento das pessoas. Em muitos grupos já foi desmentido. Estamos avaliando com nossa equipe uma forma de descobrir a origem desse material que só quer colocar a população em pânico”.

Compartilhe