APÓS QUATRO DIAS DE TRABALHO, BOMBEIROS CONSEGUEM CONTROLAR INCÊNDIOS EM MACHADO E SERRANIA
Uma operação intensa e que contou com o envolvimento de autoridades e comunidades. Assim foram os quatro dias de combate a um incêndio de grandes proporções que tomou conta de diversos bairros rurais nos municípios de Machado e Serrania. Coordenadas pelo Corpo de Bombeiros de Machado, as operações de combate aos incêndios, um deles iniciado no bairro Mateiro, em Machado, após um produtor rural ordenar que um empregado ateasse fogo galhos secos podados de seu cafezal, duraram quatro dias. Diversas comunidades machadenses (Sabinos, Serra Negra, Canaã e Caiana) foram afetadas pelas chamas, que deixaram um lastro de destruição ambiental. Estima-se que mais de quatrocentos alqueires de terra tenham sido devastados. A situação preocupou as autoridades, como o prefeito Maycon Willian da Silva, que emitiu um Decreto de Calamidade, a fim de pedir apoio do Governo do Estado para tentar controlar a situação.
De acordo com as informações obtidas pela reportagem da Gazeta, no dia 13 (sexta-feira), as ações de combate ao incêndio na área rural de Machado contaram com a atuação dos bombeiros militares, em conjunto com funcionários de propriedades privadas, que fizeram aceiros e monitoraram a área, já que o fogo estava contido dentro do setor citado. As atividades foram iniciadas às 6 horas e se estenderam até as primeiras horas da noite, tendo o controle das chamas como foco principal.
As operações foram retomadas no dia 14 (sábado), com o monitoramento da área citada, objetivando evitar que o fogo ultrapasse a área aceirada. Após percorrerem a área afetada e não visualizarem novos focos de incêndio, os bombeiros encerraram as atividades ao final do dia.
Serrania
Em Serrania, no dia 13, as operações de combate a outro incêndio continuaram. Assim como em Machado, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar contou com o apoio de funcionários de diversas fazendas locais, que concentraram-se na criação de mais aceiros para conter o avanço das chamas. O combate direto às chamas também foi realizado em alguns locais do incêndio. Em outros pontos as chamas conseguiram ultrapassar os aceiros criados, devido ao terreno íngreme e aos fortes ventos que atingiram a região.
Desta forma, as operações foram retomadas nas primeiras horas do dia 14 (sábado). Na oportunidade, mais uma vez, os bombeiros contaram com o auxílio de trabalhadores locais, que fizeram aceiro com a utilização de maquinário “pesado”. Com essa tática, foi possível extinguir as chamas que avançavam em direção ao município de Machado.
Ainda segundo os bombeiros, foram observados pequenos focos próximos à região do bairro Caiana, sendo a grande maioria deles debelada. Como alguns focos ainda permaneceram na mata fechada, eles fizeram um novo aceiro para que os mesmos permanecessem dentro da área já queimada.
Com a retomada das atividades de combate ao incêndio nas primeiras horas da manhã do dia 15 (domingo), os bombeiros obtiveram êxito em extinguir todos os focos e encerraram as atividades.