ANIMAIS SOLTOS NO PERÍMETRO URBANO PREOCUPAM MORADORES E OFERECEM RISCOS DE ACIDENTES A CONDUTORES E PEDESTRES
No decorrer da última semana, a reportagem da Gazeta recebeu diversas denúncias dando conta de que animais pertencentes a um pecuarista estão oferecendo grandes riscos de acidentes em diversas vias do perímetro urbano, principalmente na via que liga o bairro Santa Luiza à rodovia MG 179. Nas delações, os reclamantes afirmam que os cavalos possuem dono e que o mesmo já foi avisado várias vezes, mas nunca os recolhem. Avisos também já teriam sido feitos aos órgãos competentes, mas nada de efetivo promovido até o momento. O Executivo se comprometeu em resolver a situação o mais rápido possível, mediante o registro de relatos que indiquem os locais dos fatos corretamente.
De acordo com um dos reclamantes que entrou em contato com a reportagem da Gazeta, o caso está virando uma tragédia anunciada e medidas drásticas devem tomadas para resolvê-lo. “Hoje, o que vemos aqui nessa estrada de terra localizada dentro do perímetro urbano e que dá acesso à rodovia MG 179 é uma tragédia anunciada! Tem um senhor com propriedade ali que negocia cavalos e gado. Ele deixa todos os animais soltos na estrada de um antigo pesqueiro, e todos os bichos também saem pelo asfalto. É um perigo! Já teve alguns incidentes com animais dele. Porém, quando o procuram, ele sempre se exime da responsabilidade. Gostaria muito que a Prefeitura e Associação dos Cavaleiros de Machado nos ajudassem a suprir essa demanda, pois já cansei de ver tanto descaso por parte do proprietário dos animais e constate que os pobres bichinhos podem pagar com suas vidas pela imprudência do dono”.
E os flagrantes não se limitam apenas à referida “estrada de terra”. Conforme o denunciante, flagrantes de animais do mesmo pecuarista transitando também perto do Centro foram registrados nos últimos dias. “Se os coitados dos bichos ficassem apenas em um local até seria mais fácil de resolver. O problema é que, como não sabem nada, eles acabam indo para outras regiões, como a Avenida Doutor Feliciano Vieira, quase perto de Centro, causando ainda mais transtornos a motoristas e pedestres que por lá transitam”.
Diante das queixas, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura para obter um parecer sobre a situação. Em nota, o órgão afirmou que a Administração, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, está comprometida com a segurança de todos e com o bem-estar dos animais da cidade e, por isso, conta com a ajuda da população, através de denúncias (anônimas ou identificadas), para solucionar o problema. “Informamos que a Prefeitura dispõe de um serviço para controle de animais que estejam transitando em áreas urbanas. Todos os animais capturados são encaminhados para um espaço adequado, onde recebem os cuidados necessários, incluindo água, alimentação e tratamento. Caso seja necessário realizar uma denúncia de animais soltos, pedimos que entre em contato pelo número (35) 98813-6763 e fale com Luiz Henrique Merante, que está disponível para registrar e encaminhar essas ocorrências. Reforçamos nosso compromisso em garantir um ambiente seguro e organizado para todos”.