60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_0883
ec425dab-f0ca-4cd7-a252-d6c8f0a2902f
IMG_3525
previous arrow
next arrow
POLÍTICA

CÂMARA PROMOVE AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO REFERENTE AO PEDIDO DE CASSAÇÃO DO MANDATO DO PREFEITO DE MACHADO

A Câmara de Vereadores de Machado promove, nesta quinta-feira (9), a partir das 14 horas, com transmissão ao vivo através do Facebook e do Youtube, a audiência de instrução referente ao projeto apresentado pelo edil Clayton Nery que solicita a abertura do processo de cassação do mandato do prefeito Julbert Ferre. Na ocasião serão colhidos os depoimentos das testemunhas e das partes indicadas pela Comissão Processante, presidida pelo edil Luiz Gonzaga Xavier (Luizinho da Emater).

Petições 

Na tarde desta quarta-feira (8), o prefeito Julbert protocolou, junto à Secretaria da Câmara de Vereadores, um Termo de Responsabilidade de Isolamento Domiciliar, devido ao fato de ser suspeito de ter contraído o Covid-19 da babá de seu filho, natural de Pouso Alegre e que teria visitado a família recentemente, onde foi infectada pelo coronavírus.

No documento, entregue em regime de urgência, ele afirma que seguirá as recomendações médicas de cumprimento de um regime de quarentena compulsória até o próximo dia 18 (domingo) e, por isso, pede o cancelamento da sessão, já que deverá se ausentar das oitivas de testemunhas, advogado de defesa, denunciante e denunciado perante a Comissão Processante do Poder Legislativo, que apura supostos crimes de responsabilidade fiscal.

Quem também solicitou dispensa para prestar depoimento foi a testemunha e assessor jurídico do Executivo, Ilder Costa, que afirmou ser do grupo de risco para o contágio do Covid-19 e, devido a isso, sugere que seus relatos sejam feitos no dia 13 de agosto.

Ambas as solicitações foram indeferidas pela pelo presidente da Comissão Processante, sob as alegações de que o chefe do Executivo não precisa comparecer pessoalmente à sessão, sendo representado por seu advogado, e de que o assessor jurídico não testou positivamente para a enfermidade, o que não lhe impede de comparecer à audiência.

Nota de esclarecimento 

O pedido de dispensa feito pelo prefeito causou muito alvoroço nas redes sociais. Devido a isso, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Executivo para obter um parecer sobre o caso.

Em uma nota de esclarecimento, divulgada já na noite de quarta-feira (8), o órgão informa:

“A Prefeitura de Machado vem, a público, esclarecer as especulações a respeito da saúde do prefeito municipal, Julbert Ferre de Morais. Um contato direto do prefeito apresentou sintomas do coronavírus. Portanto, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, todos que tiveram contato com este paciente, inclusive o Julbert, foram colocados em quarentena. Esta é uma medida preventiva. Não há resultados prévios. Quaisquer outras informações que possam aparecer serão divulgadas oficialmente”.

Compartilhe

This will close in 20 seconds