60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_0883
ec425dab-f0ca-4cd7-a252-d6c8f0a2902f
previous arrow
next arrow

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO OU OBTENÇÃO DE TÍTULO DE ELEITOR TERMINA NA SEMANA QUE VEM

O Cartório da 164ª Zona Eleitoral de Machado comunica que o prazo para tirar, transferir e regularizar o título termina no dia 9 de maio. Eleitores devem ficar atentos à documentação 

 

Os eleitores que quiserem tirar o Título de Eleitor, transferir o domicílio eleitoral, solicitar transferência para uma seção de fácil acesso e regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral antes das eleições 2018 só têm até o dia 9 de maio para fazê-lo.

O prazo também é o limite para o comparecimento dos eleitores que quiserem fazer o recadastramento biométrico para votar de modo ainda mais seguro no dia da eleição.

Entretanto, segundo o chefe do Cartório Eleitoral do município, João Henrique Freitas, o recadastramento ainda não é obrigatório nos municípios que compõem a Zona Eleitoral de Machado (Carvalhópolis, Espírito Santo do Dourado, Machado, Poço Fundo e São João da Mata).

Eleitores que ficaram três vezes sem votar ou se justificar, consecutivamente, devem se apressar, pois o prazo para regularizar sua situação também é 9 de maio, para votar nas eleições 2018.

 

Documentação

 

Aqueles que já completaram 18 anos devem procurar o Cartório Eleitoral e tirar o Título de Eleitor. Para isso, os documentos necessários são:

– um documento de identidade (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, Certidão de Nascimento ou de Casamento) que comprove a nacionalidade brasileira;

– comprovante de endereço recente (para transferência, precisa ter pelo menos três meses de residência);

– comprovante de quitação com o Serviço Militar (para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino).

Os brasileiros que já tenham 16 anos, ou que irão completá-los até a data do primeiro turno (7 de outubro), podem tirar o título para votar esse ano.

Já para pedir a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor deve procurar o cartório de sua nova residência com um documento de identidade e comprovante de endereço recente.

Importante destacar que o comprovante de residência, para qualquer operação (alistamento, transferência ou revisão), deve estar em nome do alistando/eleitor ou de parentes (pais, avós, filhos, netos, irmãos, sogros e cunhados), ou, ainda, do cônjuge ou companheiro (casamento e união estável comprovados documentalmente). Caso contrário, será necessário o preenchimento de declaração própria disponível no cartório eleitoral.

Para atendimento ao cidadão de forma mais ampla, o Cartório Eleitoral funcionará também no sábado (5) e domingo (6), das 12 às 18 horas.

Ainda conforme o chefe do Cartório Eleitoral, sugere-se a procura pelos serviços eleitorais o quanto antes, pois a demanda no último dia do prazo (9 de maio) é intensa.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3295-3198, das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Compartilhe