JUDICIÁRIO ALERTA A POPULAÇÃO E AS AUTORIDADES SOBRE GOLPES CIBERNÉTICOS
O crescente número de golpes cibernéticos cometidos por estelionatários recentemente tem preocupado as autoridades. Perfis falsos criados através de aplicativos de conversas, contas de e-mail feitas com dados deturpados e até ligações com números de origem suspeitas são apenas alguns dos métodos utilizados pelos criminosos para ludibriar pessoas inocentes e do bem.
E uma nova modalidade de golpe chegou a Machado e passou a preocupar a Juíza de Direito e Diretora do Fórum da Comarca de Machado, Adriana Paulino. Após receber a notícia de circulação de um e-mail duvidoso em nome da instituição pela qual responde, a Magistrada emitiu uma Nota de Esclarecimento, a fim de alertar a sociedade para que não caia em golpes.
Segundo o documento emitido e assinado pela Juíza, estelionatários estão enviando e-mails às pessoas solicitando a confirmação de presença em audiência através do download de um arquivo anexado à mensagem, fato que leva a vítima a instalar softwares espiões em seus computadores e telefones celulares, facilitando o acesso dos bandidos a dados sigilosos é que devem ser utilizados para o cometimento de crimes, como pedido lá de financiamentos, transferências de valores entre contas bancárias, dentre outros.
Desta forma, através da Nota de Esclarecimento, a Magistrada orienta às pessoas que desconsiderem eventuais intimações ou citações realizadas por e-mail, pois as mesmas se dão apenas de maneira oficial e regular quando encaminhadas pelo domínio tjmg.jus.br, através dos e-mails mcd1secretaria@tjmg.jus.br ou mcd2secretaria@timg.jus.br.
Além de enviada à Imprensa, a Nota de Esclarecimento também foi encaminhada, com urgência, aos Poderes Executivo e Legislativo do município, ao Ministério Público, à Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e às Polícias Civil e Militar.
Confira, abaixo, o documento na íntegra: