MACHADO É DESTAQUE NO ICMS CULTURAL E FICA À FRENTE DE ALFENAS E POUSO ALEGRE
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secult-MG (Secretaria de Estado de Cultura), e o Iepha – MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) divulgaram a pontuação dos municípios no ICMS Patrimônio Cultural – programa que repassa recursos às comarcas, a partir de sua pontuação, preservação, valorização e práticas ligadas ao setor.
Com pontuação de 16,94, o Município de Machado, que vem se destacando nos últimos anos com amplo crescimento, ficou à frente de cidades maiores, como Alfenas (15,47) e Pouso Alegre (11,40).
A valorização dos bens culturais de natureza material e, principalmente, a valorização do patrimônio imaterial através das congadas, folias de reis, Festa de São Benedito, promoção do pastel de fubá e um trabalho técnico da Secretaria de Cultura e Turismo vem possibilitando pontuações de destaque para Machado em um dos principais programas de políticas públicas de Minas Gerais e do Brasil.
“Na prática, em 2025, o município receberá mais recursos para investimentos no seu rico patrimônio cultural”, explica o secretário de Cultura e Turismo de Machado, João Alexandre Moura.
A pontuação dos municípios mineiros pode ser acessada no site do IEPHA-MG (clique aqui e confira).