60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_0883
ec425dab-f0ca-4cd7-a252-d6c8f0a2902f
previous arrow
next arrow
GERAL

SANTA CASA CELEBRA 113 ANOS DE FUNDAÇÃO COM CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

A Santa Casa de Caridade de Machado celebra, nesta sexta-feira (26), os seus 113 anos de fundação. A solenidade será realizada no pátio da própria entidade, a partir das 19 horas, com uma missa em ação de graças pelo aniversário da instituição e em ação de graças à Sant’Ana, padroeira da unidade de saúde.

Por meio das redes sociais, a Diretoria Administrativa, a Mesa Diretora e a Irmandade da Santa Casa convidou a população para participar deste momento de celebração. “Sua presença será de grande valor para nós, tornando este momento ainda mais significativo. Esperamos contar com sua distinta presença.

Vossa presença é imprescindivel para abrilhantarmos este evento”, diz o anúncio feito pela entidade.

A Santa Casa

A Irmandade da Santa Casa de Caridade de Machado foi fundada no dia 14 de março de 1911, quando a comunidade local, sentindo a necessidade de buscar atendimentos de saúde para a população, uniu-se em torno de um ideal para arrecadar fundos e manter um hospital.

Os terrenos para a construção da antiga Santa Casa de Caridade de Machado foram doados pela Câmara de Vereadores, através das leis nº. 61, de 22/10/1914, e nº. 70, de 24 de outubro de 1917. A edificação do prédio se deu em 1914, quando o construtor Gesnaldo Rugani foi contratado pelo valor de Rs 47 milhões (de contos de réis), pagos com recursos de doações dos irmãos, quermesses e leilões.

No dia 27 de março de 1921, o prédio foi inaugurado. E passou a funcionar com seis leitos, prestando atendimentos à toda a população pelos INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social), Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural) e não pagantes.

No dia 5 de março de 1945, Dom Hugo Bressane, filho de Machado, conseguiu, junto a Dom Bento Aloísio Núncio, Apostólico do Brasil, a vinda para a Santa Casa das Irmãs Filhas de Sant’Ana, que enfrentaram tempos difíceis, de muita pobreza e sacrifícios, para darem assistência religiosa e também trabalharam como funcionárias na Santa Casa em diversos setores. Este trabalho durou até dezembro de 2005, quando as Irmãs se retiraram por problemas internos da congregação.

O terreno onde, hoje, funciona a Irmandade da Santa Casa de Caridade de Machado foi doado pela Prefeitura, por meio da Lei nº. 57, de 1º de janeiro de 1950. A construção teve início em 1953 e foi inaugurada em 1961, na provedoria de Euclides de Souza Dias, Hércio Swerts Dias e Lúcio Dias Vieira, tendo Waldemar Soares Camargo como o construtor responsável.

A Irmandade da Santa Casa de Caridade de Machado é o único hospital do município e, por isso, tem uma grande importância para a comunidade da microrregião. O prédio já passou por várias reformas e o hospital é considerado geral, pois opera com 72 leitos. 

A celebração

Apesar de ter sido fundada no dia 14 de março, o aniversário da Santa Casa de Caridade de Machado sempre é celebrado no dia 26 de julho, com a tradicional Missa em Ação de Graças, devido à presença importantíssima das Irmãs de Sant’Ana, congregação religiosa que administrou a instituição por décadas e teve uma presença marcante na vida da comunidade local.

Compartilhe