60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_0883
ec425dab-f0ca-4cd7-a252-d6c8f0a2902f
previous arrow
next arrow
SOCIAL

PREFEITURA INAUGURA A SALA LILÁS NESTA QUINTA-FEIRA

A luta contra a violência doméstica em Machado ganhará um importante reforço com a inauguração da Sala Lilás, na Casa da Mulher Maria Nazareth da Silva, nesta quinta-feira (4), às 15 horas. Dedicada ao atendimento humanizado e à proteção das mulheres vítimas de violência, a Sala Lilás representa um marco histórico na busca por um futuro livre de agressões e desigualdades no município.

O projeto da Prefeitura de Machado, desenvolvido através da Secretaria de Planejamento e Gestão em parceria com a Polícia Civil, oferecerá às mulheres acolhimento integral e especializado, com acompanhamento por equipe multidisciplinar, composta por psicólogas, assistentes sociais e policiais civis. A criação de um ambiente seguro e acolhedor será fundamental para garantir o bem-estar das mulheres durante todo o processo de atendimento.

Um dos diferenciais da Sala Lilás reside na agilidade da concessão de medidas protetivas de urgência. Todo o procedimento, desde a escuta da vítima até a expedição da medida, será realizado no mesmo local, evitando deslocamentos desnecessários e traumas adicionais para as mulheres.

A Sala Lilás se soma aos diversos serviços já oferecidos pela Casa da Mulher Maria Nazareth da Silva, um verdadeiro refúgio para a classe feminina em Machado. Criada em setembro de 2023, a Casa oferece acolhimento e apoio em um ambiente seguro, com equipe composta exclusivamente por mulheres servidoras.

Dentre os serviços prestados pela Casa da Mulher estão:

Atendimento psicológico e social: acolhimento e escuta qualificada, orientação individual e familiar, grupos de apoio e acompanhamento em situações de crise;

Assessoria Jurídica: orientação sobre direitos e deveres, acompanhamento em procedimentos legais, encaminhamento para defensoria pública e outros órgãos de justiça;

Palestras e oficinas: eventos educativos sobre temas como violência contra a mulher, direitos humanos, empoderamento feminino e prevenção da violência.

Para a diretora e advogada da Casa da Mulher, Taciana Tavares, a importância da Sala Lilás está na agilidade do atendimento e na redução da revitimização das mulheres. “Com a Sala Lilás, a mulher não precisa mais passar por várias pessoas e lugares para relatar o que aconteceu. Ela pode fazer tudo aqui na Casa da Mulher, desde a solicitação da medida protetiva até o Boletim de Ocorrência e acompanhamento psicológico. Isso garante um atendimento mais rápido, humanizado e eficaz”.

Taciana também destaca o aumento na procura pelos serviços da Casa da Mulher, demonstrando a crescente confiança no espaço. “Com a Casa da Mulher ganhando força, a classe feminina tem tomado coragem de nos procurar em busca de serviços. Isso tem aumentado a cada dia, e a Casa da Mulher tem se tornado um ponto de referência para o enfrentamento à violência doméstica em Machado”.

“Com a Sala Lilás, a Prefeitura de Machado reitera seu compromisso no combate à violência contra a mulher e reforça a importância da união de esforços para construir uma sociedade mais justa e igualitária. A Sala Lilás e a Casa da Mulher Maria Nazareth da Silva são exemplos concretos desse compromisso, oferecendo acolhimento, proteção e empoderamento para as mulheres de Machado”.

A Casa da Mulher está situada na Rua Astolfo Pio, número 344, no Centro.

Compartilhe