POLICIAL MILITAR DESENGASGA E SALVA A VIDA DE BEBÊ RECÉM-NASCIDO
Um policial militar da 164ª Cia. PM de Machado praticou um heroico, na tarde desta segunda-feira (13), ao salvar um bebê recém-nascido que havia se engasgado após amamentar. O pedido de ajuda foi feito pela mãe da criança, que estava desesperada no momento em que se deparou com a Guarnição PM.
De acordo com as informações obtidas pela reportagem da Gazeta, durante patrulhamento preventivo pelo bairro Jardim Funcionários, uma mulher correu em direção à viatura policial com o intuito de pedir ajuda para o filho recém-nascido, de um mês e vinte dias, que estava engasgado com leito materno.
Imediatamente, um dos policiais pegou a criança no colo e observou que ela estava com os lábios roxos, dificuldade para respirar e abafamento da voz. Diante disso, o militar iniciou a Manobra de Heimlich, colocando o bebê sobre a perna e efetuando cinco batidas com a mão nas costas dele, entre as escápulas, na tentativa de desobstruir a via aérea do mesmo.
Em seguida, o recém-nascido foi virado de barriga para cima e executadas cinco compressões no tórax. O ciclo foi repetido até o bebê expelir o líquido e voltar ao normal.
Durante a ação, uma tia da criança ligou para o 192 e relatou a situação ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência). A mulher colocou o telefone no viva-voz para que o policial pudesse repassar o que estava fazendo, até que uma ambulância chegasse para levar o bebê até a Santa Casa.
O bebê, acompanhado pela genitora, permaneceu em observação médica para passar por posterior avaliação.