60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_0883
ec425dab-f0ca-4cd7-a252-d6c8f0a2902f
IMG_3525
previous arrow
next arrow
EDUCAÇÃO

ALUNA DE ESCOLA PÚBLICA DE MACHADO CONQUISTA MENÇÃO HONROSA EM OLIMPÍADA NA POLÔNIA


As últimas semanas foram intensas para Mariana Naves Tana, estudante do IFSuldeMinas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas) – Campus Machado. Entre os dias 10 e 20 de agosto, a aluna do curso Técnico em Informática participou da 16ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica na cidade de Chorzów, na Polônia. No dia 19 (sábado), a estudante recebeu menção honrosa na cerimônia de premiação do evento.

De acordo com a professora de Matemática do Campus, Poliana Ester da Silva, Mariana sempre foi muito dedicada e comprometida nos estudos. “Esta conquista é fruto de muito trabalho. Com certeza, abrirá portas para Mariana e será um incentivo aos jovens para seguirem estudando e participando de olimpíadas e atividades paralelas. Estamos todos muito orgulhosos e felizes”.

Ainda pouco comum mulheres se destacarem na área de Ciências, Mariana tem acumulado premiações em olimpíadas de conhecimento em Matemática, Física e Astronomia. A premiação da estudante é a terceira conquista em olimpíadas internacionais. Em 2019, levou o bronze na World TIME – Talent Invitational Mathamatics Examination, uma das maiores competições do gênero no mundo. Em 2022, conquistou o ouro na OLAA (Olimpíada Latinoamericana de Astronomia e Astronáutica). Com apenas 17 anos, a aluna já acumula oito medalhas de ouro, nove de prata e duas de bronze, além de quatro menções honrosas.

Em entrevista recente, a estudante falou sobre a importância de ter mais mulheres ocupando este espaço.  “Acho que ter uma mulher e alguém de escola pública lá mostra que todos podem conseguir isso, que não é exclusivo para quem estuda em escolas caras e que esse mundo da ciência não é só para homens”.

Desempenho brasileiro na Olimpíada

Mais quatro estudantes do Ensino Médio representaram o Brasil na competição. Além do destaque individual da estudante do IFSuldeMinas, os cearenses Gabriel Hemetrio de Menezes e Paulo Otávio Portela Santana receberam medalhas de prata. Já os paulistas Murilo de Andrade Porfírio e Paulo Henrique dos Santos Silva trouxeram o ouro para casa.

De acordo com o professor Eugênio Reis Neto, vice-presidente da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e mentor da equipe na IOAA, “o desempenho dos nossos estudantes foi excepcional! As provas foram muito bem elaboradas e tiveram um nível semelhante ao do ano passado”.

A IOAA (International Olympiad on Astronomy and Astrophysics) é uma competição anual para estudantes do Ensino Médio. A Olimpíada ocorre de forma itinerante. A cada ano é sediada por um país. Em 2024, o Brasil será o anfitrião do evento.

A olimpíada consiste em uma parte teórica (aproximadamente 15 questões curtas e duas ou três questões longas) e uma parte prática (uma prova observacional e uma de análise de dados). A partir das pontuações dessas provas são distribuídas medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, além de prêmios especiais para os alunos que se destacam com a maior pontuação global e com os melhores desempenhos individuais na prova teórica e na experimental.

Mariana e os colegas que também se sobressaíram na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica na cidade de Chorzów, na Polônia

Mariana posa ao lado das professoras do IF

Compartilhe

This will close in 20 seconds