POLÍCIA DESCOBRE DESMANCHE CLANDESTINO E APREENDE VEÍCULO E EQUIPAMENTOS PARA FALSIFICAR CHASSIS
Equipes da Polícia Militar de Machado e da Ambiental de Alfenas efetuaram uma grande operação na tarde desta segunda-feira (17), na Rua São Pedro, no bairro Jardim das Oliveiras, em Machado. A descoberta de um suposto desmanche e local de remarcação ilegal de chassis se deu após as autoridades receberem uma denúncia de que um veículo roubado e equipado com rastreador estaria parado no referido imóvel. Pássaros nativos da fauna silvestre e sem licença para estarem em cativeiro também foram encontrados e apreendidos.
De acordo com os dados obtidos pela reportagem da Gazeta, por das 12 horas, a Sala de Operações da 164ª Cia. PM de Machado recebeu informações dando conta de que um veículo Fiat Fiorino, com placas RFT – 6H90, de Belo Horizonte – MG, roubado no dia 28 de fevereiro (terça-feira), em São Paulo – SP, estava parada no referido endereço conforme apontava o posicionamento do rastreador existente no mesmo.
Diante da situação, guarnições se dirigiram ao lugar indicado. Lá, os policiais foram recepcionadas pela moradora da residência. Após ser cientificada sobre a delação, ela franqueou a entrada dos militares na garagem do imóvel, juntamente com uma testemunha. No local encontravam-se quatro veículos: um Fiat Uno, um Volkswagen Fox, a Fiorino e um Chevrolet Celta.
Após consultarem os dados dos carros no Sistema Informatizado, nada de irregular foi constatado num primeiro momento. A Fiorino, por exemplo, que estava com as placas IZR – 6D13, de São José dos Campos – SP, correspondia às características apontadas no cadastro on line. No entanto, os PM’s constataram que os vidros do veículo não possuíam a marcação do chassis.
Devido a isso, os policiais fizeram uma vistoria mais detalhada e encontraram o chassis original do veículo intacto, sob o banco do passageiro. Depois de efetuarem uma nova consulta no sistema informatizado, os militares confirmaram que se tratava da camionete indicada na denúncia via telefone.
Ao ser indagada se sabia daquilo, a mulher confessou que seu filho tinha trazido a Fiorino pra casa há poucos dias, não sabendo especificar a data correta. Ela ainda disse que o rapaz trabalha com negociação de carros e peças.
Dando sequência à vistoria no imóvel, os policiais acharam muitas peças de carros armazenadas, placas de identificação de automóveis de diversos modelos e cidades, além de ferramentas utilizadas em desmanches.
Ao saber que o carro era realmente produto de crime, a mulher permitiu que outras partes da casa fossem vistoriadas pelos PM’s, principalmente o quarto de seu filho, onde foi encontrado um kit para gravação de chassis em vidros. Depois disso, a mulher fez várias ligações telefônicas ao suspeito, que não atendeu nenhuma delas.
Surpresa com a situação e mostrando-se bastante assustada, a mãe do acusado disse que ele sai diariamente de casa, pela manhã, sem dizer onde vai e no que trabalha, além de vender os carros.
Na casa também haviam diversos pássaros presos em gaiolas, que se mostravam bastante assustados, se debatendo, devido à presença de gatos e cachorros no mesmo ambiente. Sendo assim, uma Guarnição da Polícia Militar de Meio Ambiente de Alfenas foi acionada para assumir está parte da ocorrência.
Durante as buscas, foram contabilizadas trinta gaiolas com pássaros silvestres da fauna brasileira na parte externa da residência. Todos foram recolhidos por falta de documentação que atestem suas origens.
A Perícia da Polícia Civil foi acionada, mas conforme determinação do delegado local, os trabalhos seriam realizados posteriormente.
O veículo produto de crime foi removido ao pátio credenciado pelo guincho autorizado.
O caso foi registrado em Boletim de Ocorrência.