SANTA CASA PROMOVE INVESTIMENTOS PARA MELHOR ATENDER OS PACIENTES E APRESENTA RESULTADOS EXPRESSIVOS EM RELAÇÃO À FILA DE CIRURGIAS ELETIVAS
Promover investimentos que visem ofertar melhores condições de atendimento aos pacientes e desenvolver projetos eficazes, capazes de suprir necessidades da população. Esses dois objetivos vêm sendo cumpridos pela Santa Casa de Machado, que tem trabalhado incansavelmente para promover qualidade na Saúde em Machado. E as provas dessas afirmações podem ser confirmadas através de duas ações: a redução a zero de duas especialidades em cirurgias eletivas, eliminando filas e problemas vividos por pessoas que aguardavam, há anos, por esta oportunidade e a aquisição de uma usina de ar comprimido hospitalar, que garante ao usuário mais segurança e atende as normas de segurança da Vigilância Sanitária. As ações foram divulgadas recentemente pela instituição.
O primeiro grande resultado conquistado pela Santa Casa foi em relação às cirurgias eletivas. Atuando em parceria com a Secretaria de Saúde e a Prefeitura, que encaminharam diversos recursos para esta finalidade, a entidade conseguiu zerar as filas de espera de cirurgias eletivas de pacientes que aguardavam há anos na fila para fazer tais procedimentos.
Conforme a servidora do hospital, Myrian Cupertino, até o momento, noventa pessoas já foram contempladas com a retirada de hérnias e outras 59 pela supressão de vesículas. “Graças a este trabalho que estamos desenvolvendo na Santa Casa, através da Prefeitura e da Secretaria de Saúde, conseguimos zerar as filas em algumas modalidades de cirurgias eletivas, como de hérnias e de vesículas. Todos esses pacientes estavam na fila de espera há cinco, seis anos. Nesse tempo, a pessoa chegava e deixava o pedido conosco, mas tínhamos uma dificuldade em atendê-las por não termos cirurgiões. Com a pandemia, tudo ficou mais complicado ainda. Porém, com a nova gestão do prefeito Maycon Willian da Silva, conseguimos zerar as filas. Continuamos com os atendimentos a todo vapor e se você tiver algum tipo procedimento nessa linha para fazer, basta procurar a Policlínica, apresentar o encaminhamento (pedido) feito pelo médico e agendar a cirurgia, que, provavelmente, será feita na semana seguinte”.
Para o prefeito Maycon Willian, zerar as filas de cirurgias de hérnia e de vesícula é a realização de um sonho em prol da população. “Graças a Deus, zerar uma fila zerada é realizar um sonho. O maior investimento que se tem na Saúde é tirar as pessoas do sofrimento. Muitas outras filas de cirurgias serão zeradas em Machado. Com o apoio de todos e de nossos deputados, senadores e governador, vamos conseguir avanços jamais esperados no município. Investimentos na Saúde são fundamentais e emergentes. Por isso, trabalhamos com afinco para tudo isso acontecer”.
Mais recursos para zerar as filas de cirurgias eletivas
No último dia 30 (quinta-feira), em visita ao gabinete do deputado federal Dimas Fabiano, em Brasília – DF, o prefeito Maycon William obteve mais um importante recurso para atender o projeto de mutirão de cirurgias eletivas.
Em contato com a Redação da Gazeta, o chefe do Executivo anunciou a disponibilização de novos recursos por parte do parlamentar, na ordem de R$ 1 milhão, para serem aplicados neste projeto e em outros setores da Saúde.
Usina de ar comprimido hospitalar
Outro grande investimento feito pela Santa Casa de Machado e que visa promover melhores atendimentos à população foi a aquisição e instalação de uma usina de ar comprimido hospitalar. Os equipamentos custaram R$ 62 mil e foram quitados com recursos próprios da instituição.
“A qualidade do ar comprimido é extremamente importante em ambientes hospitalares, pois ele pode afetar diretamente a saúde dos pacientes e dos profissionais de saúde. Por isso, não pensamos duas vezes ao adquirir a usina, que vem para agregar qualidade e segurança aos nossos trabalhos”, ressalta o diretor da Santa Casa, Luiz Fernando Ribeiro.
A importância da usina
A usina de ar comprimido hospitalar é um sistema responsável por gerar, filtrar e distribuir ar comprimido de alta qualidade e livre de contaminação para uso em ambientes hospitalares. Esse ar comprimido é utilizado em diversas atividades hospitalares, como:
1- Suporte à respiração mecânica: em UTI’s (Unidades de Terapias Intensivas), o ar comprimido é utilizado como fonte de oxigênio para os pacientes que necessitam de suporte à respiração mecânica;
2 – Instrumentos cirúrgicos: o ar comprimido é utilizado em instrumentos cirúrgicos pneumáticos, como perfuradores, serras e bisturis;
3 – Limpeza de equipamentos: o ar comprimido é utilizado para limpar equipamentos hospitalares, como ventiladores mecânicos, monitores, bombas de infusão e outros dispositivos médicos;
4 – Nebulização: o ar comprimido é utilizado para produzir nebulização em medicamentos inalatórios, como broncodilatadores, mucolíticos e corticoides.
Reclamações e sugestões
Recentemente, diversos leitores e seguidores da Gazeta nas redes sociais se manifestaram e fizeram protestos perante os atendimentos na Santa Casa e em alguns setores da Secretaria de Saúde de Machado.
Diante dos questionamentos, a reportagem procurou os dirigentes de ambos os órgãos para obter posicionamentos.
Na Santa Casa, o diretor Luiz Fernando informou que todas as reclamações, críticas, elogios e sugestões sobre os serviços ofertados pela instituição devem ser repassados através do telefone/WhatsApp (35) 99183-0133.
Na Secretaria de Saúde, a orientação é para que todas as queixas e denúncias sejam feitas diretamente à Ouvidoria Geral da Prefeitura pelo aplicativo eOuve.
Para ter acesso à ferramenta é muito simples, basta acessar a sua loja de aplicativos (iOS ou Android) e:
• Baixar o “eOuve” (na loja de aplicativos não aparecerá o nome do município ao lado do ícone);
• Após o download abra o app em seu celular e busque pelo nome e brasão de Machado;
• Selecione a secretaria a qual deseja reportar uma mensagem;
• Faça seu cadastro completo se atentando aos itens obrigatórios;
• Escreva a mensagem que deseja enviar;
• Clique em concluir;
• Acompanhe de perto o andamento da sua solicitação pelo próprio aplicativo por meio do número de protocolo gerado.