POLÍCIA CIVIL PRENDE INTEGRANTES DE QUADRILHA QUE ATUA NA REGIÃO
Em ações distintas, membros da Delegacia de Machado conseguiram deter quatro homens suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em praticar crimes em propriedades rurais e cidades da região. Outras três pessoas foram presas no Estado de São Paulo
Em duas ações de ocorridas em datas distintas, a Polícia Civil de Machado conseguiu prender quatro indivíduos apontados como integrantes de uma quadrilha especializada em cometer delitos em diversas cidades da região. Um vasto material, incluindo armas de fogo, munições, dinheiro, veículos e ferramentas de trabalho, foi achado com os meliantes. Além dos detidos por aqui, outras três pessoas foram presas no município de Serra Negra – SP, em uma ação conjunta entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal daquela comarca. Nesta ação, uma motocicleta que tinha sido tomada de assalto em Machado e outros diversos itens foram recuperados.
De acordo com as informações obtidas pela reportagem da Gazeta, na manhã do último dia 28 (quarta-feira), uma equipe da Polícia Civil, chefiada pelo delegado Juliano do Lago, cumpriu mandados de busca e apreensão em diversos imóveis das cidades de Campestre e Machado, onde residem indivíduos suspeitos de integrarem uma organização criminosa que atua em toda a região.
Segundo os dados apurados pela equipe da Gazeta, a ação resultou na detenção de dois homens no município vizinho e mais um em Machado. Com os acusados, a Polícia Civil encontrou um vasto material, que, provavelmente, foi subtraído de propriedades rurais e também no perímetro urbano. Dentre os itens recuperados estão revólveres, espingardas, munições e diversos tipos de ferramentas.
No último dia 6 (quinta-feira), após novas investigações, a Polícia Civil de Machado cumpriu outro mandado de busca e apreensão no bairro Santo Antônio I e logrou êxito em apreender uma arma de fogo e sete munições calibre .357, que estavam na residência do suspeito D.F.S.. O artefato havia sido roubado na cidade de Monte Sião – MG e o rapaz possuía em seu desfavor um mandado de prisão preventiva por homicídio ocorrido na cidade de Cambuquira – MG.
Nesta operação, a Polícia Civil também encontrou quatro buchas de maconha e uma munição calibre .12 no imóvel, além de uma geladeira, um armário de cozinha, uma rack de computador, um conjunto de mesa com três bancos, uma mini caixa de som, um microondas e um cachorro da raça Fila, de apenas quatro meses, furtados em data pretérita na residência de um dos investigadores que compõem a equipe da Delegacia de Machado. A propriedade fica no Distrito do Paiolinho, em Poço Fundo.
Os materiais foram apreendidos e o acusado encaminhado ao Presídio.
Operação em Serra Negra
Na semana anterior, no dia 28 (quarta-feira), três homens foram presos no município paulista de Serra Negra, em uma ação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar e da Guarda Municipal de lá. Na ocasião, uma motocicleta, roubada durante um assalto à mão armada ocorrido na Rua Airton Rodrigues Leite, no último dia 10 (sábado), um carro, uma camionete e uma van foram apreendidos e recuperados, bem como outros diversos equipamentos (gerador de energia, furadeira elétrica, telefones celulares e outros).
De acordo com as informações obtidas pela reportagem da Gazeta, na referida data, uma operação conjunta entres as forças de segurança dos municípios de Serra Negra e Águas de Lindóia foi desencadeada após diversas denúncias recebidas e que apontavam três homens moradores da Rua das Tulipas, no bairro Jardim do Salto I, em Serra Negra, como possíveis autores de diversos roubos e furtos ocorridos na área rural do município e também nas cidades mineiras que fazem divisa de área.
Após uma grande investigação, a Polícia Civil encontrou indícios de que essas pessoas faziam parte de uma organização criminosa e solicitou um mandado de busca para o imóvel citado. As equipes então se reuniram para traçar os últimos detalhes do plano de ação e deslocaram-se ao endereço alvo, onde foram recebidas pelos três indiciados F.L.S. (34 anos), S.P.A. (23) e L.F.G.M.J. (34), que acompanharam a vistoria no interior da residência.
Durante os trabalhos, em um dos quartos, os policiais encontraram diversas ferramentas elétricas (uma serra circular e outra elétrica, duas furadeiras, uma parafusadeira, um macaco hidráulico, uma lixadeira, um esticador de fita de aço e um guincho com correntes e garra). Posteriormente, todos os itens foram reconhecidos por uma vítima de roubo ocorrido no dia 7 de setembro de 2022, em Monte Sião – MG.
Nas pesquisas feitas no sistema informatizado, os policiais verificaram que todos os suspeitos possuíam históricos criminais pela prática de roubos, furtos e tráfico de drogas. Além disso, também foi descoberta a existência de um mandado de prisão expedido pela comarca de Monte Sião – MG, com pena de nove anos e 11 meses de prisão, em regime fechado, em desfavor de L.F..
Ainda durante as buscas, os policiais encontraram, na garagem da residência, uma motocicleta Honda CRF, de cor vermelha, que nenhum dos indiciados soube precisar a procedência, um Volkswagen Gol, de cor preta e placas BUU – 2I69, de Campestre – MG, que após pesquisa e vistoria veicular não apresentou irregularidades, e uma caminhonete Fiat Strada, com placas AVX – 0F84, pertencente a um Ford Fiesta de Foz do Iguaçu – PR. Durante a vistoria, os policiais constataram que o número do motor deste veículo tinha sido suprimido e estava oculto por uma plaqueta de metal, gerando suspeita quanto à procedência dele. Depois de uma vistoria mais aprofundada, usando um scaner, foi possível verificar o número do chassi gravado no módulo.
Diante disso, uma nova pesquisa foi feita com o número do chassi do utilitário, na qual constatou-se que o emplacamento real do veículo é FMI – 0E93 e o mesmo havia sido roubado na Grande São Paulo.
Estacionada em frente à residência ainda estava uma van Peugeot Boxer, de cor branca e placas FAW – 5J54, de Bertioga – SP, com o compartimento de carga adaptado para o transporte de animais, dando indícios de que era utilizada para transportar gado furtado.
Perante o exposto foi dada voz de prisão aos três homens pela prática do crime de receptação. Todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Serra Negra.
Restituição de materiais
Depois das operações, a Polícia Civil de Machado informou à reportagem da Gazeta que, para recuperarem os materiais apreendidos, as vítimas devem comparecer à Delegacia munidos de documentos pessoais, notas fiscais e os devidos registros (no caso das armas).