“SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO!”
Mais de setenta câmeras de segurança instaladas em diversos pontos estratégicos do perímetro urbano e que facilitarão, em muito, os trabalhos das autoridades no combate à criminalidade. Este é o projeto inovador colocado em prática recentemente pela Prefeitura de Machado em parceria com a Polícia Civil e apoio da Câmara de Vereadores. A iniciativa será oficialmente lançada na próxima semana. No entanto, os trabalhos já estão sendo realizados há meses e, inclusive, crimes foram resolvidos através do uso dessas ferramentas.
De acordo com o prefeito Maycon Willian da Silva, uma cidade desenvolvida precisa ter uma Segurança Pública de qualidade e que proporcione mais tranquilidade à sociedade, atraindo desenvolvimento e investidores. “Para se fazer uma boa gestão é preciso pensar em todos os setores. E a Segurança Pública é um deles. Nenhuma grande empresa vai investir em um município em que não seja tranquila para se viver. Num passado recente, Machado era considerada uma cidade extremamente violenta devido aos altos índices de assaltos, furtos e homicídios. À época, eu ainda era vereador e tentei, juntamente com os colegas Clayton Nery e Erivelto Ângelo, implantar um projeto que buscasse parcerias e desse resultados. Não conseguimos naquela oportunidade, mas, depois de ser eleito prefeito, procurei a Polícia Civil para fazermos um trabalho conjunto que pudesse combater a criminalidade com mais eficácia. Foi aí que estudamos a questão de reativar algumas das câmeras de segurança colocadas em pontos estratégicos do município e ampliar o número de equipamentos para que as autoridades pudessem agir com rapidez e eficiência. Diante disso e após diversas reuniões com o delegado Juliano do Lago e sua equipe, desenvolvemos um projeto inovador, que usa a tecnologia a nosso favor, com mais de setenta câmeras, e que já está praticamente em toda a cidade, sob monitoramento da Polícia Civil, que possui uma sala de controle, na qual um servidor cedido pelo Executivo fica durante toda a semana vendo o que está acontecendo. Com essa iniciativa, já conseguimos prevenir diversos delitos. Esse mecanismo é uma ótima ferramenta e, com toda certeza, está sendo muito útil para as autoridades resolverem diversas situações”.
Ainda conforme o chefe do Executivo, para colocar o projeto em prática e melhor desenvolve-lo, a Administração contou com o apoio de membros da iniciativa privada. “Após quase dois anos de gestão, conseguimos implantar o projeto. E o melhor de tudo: sem gastar dinheiro público. Buscamos uma parceria público-privada, através da qual a Prefeitura doa um terreno a uma empresa local, que, por sua vez, faz um investimento em uma obra para o município. Assim, buscamos priorizar esse projeto de monitoramento, que vem dando muitos resultados na cidade, contribuindo com a Segurança Pública em Machado”.
Segundo o prefeito, o principal objetivo do monitoramento através das câmeras de segurança é trazer mais segurança para a população machadense, seja na prevenção de crimes, no esclarecimento deles ou até mesmo na organização do trânsito. “Sempre falo que o monitoramento por imagens é muito importante para o bem coletivo. Com a colocação desse projeto das câmeras em prática, já sabemos que é possível aplicar multas por meio de provas concretas que ficam gravadas no sistema. Mas nossa principal meta com esse sistema é promover segurança. Nesse ponto, montamos uma estrutura de funcionários para auxiliar as autoridades nos trabalhos, e temos obtido dados e pesquisas maravilhosos, nas mais diversas formas. Por exemplo: a Polícia já autuou motoristas por estacionarem em lugares proibidos, apreenderam veículos que estavam com placas adulteradas, monitoraram ladrões que praticaram crimes no município, dentre outras ações. Enfim… as câmeras de segurança têm contribuído bastante para melhorar a Segurança Pública em Machado”.
Para desenvolver o projeto, o Executivo investiu bastante em estrutura. “Sem dúvidas, este é um projeto inovador. Temos conversado muito com o delegado Juliano e sua equipe e com os integrantes da 164ª Companhia de Polícia Militar de Machado para alinharmos pontos importantes e necessários para a iniciativa ser aperfeiçoada. Hoje, são cerca de setenta câmeras espalhadas pela cidade inteira, em pontos estratégicos. É uma quantidade relevante. Porém, existe um projeto futuro, que deverá ser colocado em prática por meio de parcerias e que deixarão os trabalhos mais eficazes do que já estão sendo. Inicialmente, planejamos toda a parte estratégica, abrangendo os principais pontos de entrada e saída do perímetro urbano, para que a Polícia consiga fazer um monitoramento de forma organizada. Montamos uma sala lá na Delegacia de Polícia Civil e disponibilizamos um servidor exclusivo para ficar por conta desse acompanhamento das imagens que ficam armazenadas, caso as autoridades precisem utilizá-las depois. Posso afirmar que esse foi um projeto piloto da Prefeitura para que conseguíssemos elencar os principais pontos a serem atendidos. O projeto é muito maior que isso. Daqui pra frente, vamos estender os trabalhos à comunidade. Tanto comércios quanto pessoas físicas poderão adquirir um plano, na média de R$ 30 a R$ 40 mensais, para ter a sua câmera, que vai integrar o sistema de monitoramento municipal, promovendo mais segurança ao bem dele e à comunidade em geral. Se a comunidade abraçar essa ideia, em um tempo muito ágil e curto, conseguiremos cobrir toda a cidade. Dessa forma, a Polícia Civil poderá fazer uma ronda sem sair de dentro da Delegacia, monitorando tudo que acontece em tempo real”.
Além do apoio da Polícia Civil para o monitoramento das imagens das câmeras de segurança espalhadas pelo município, a Prefeitura também possui uma parceria com o Detran – MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais) para que sanções possam ser aplicadas a condutores que burlam as leis. “Através desse trabalho conjunto com o Detran – MG, a Polícia Civil consegue rastrear o momento exato em que um carro roubado passa pelas câmeras. Isso, por si só, já é um alarme, pois saberemos por onde o veículo irregular e os bandidos estarão circulando, o que torna o acompanhamento mais fácil e eficiente. Inclusive, o delegado Juliano me mostrou, dias atrás, os resultados de ações em que carros roubados ou furtados foram recuperados graças a este sistema inovador. Então, posso dizer que estamos contribuindo bastante com a Segurança Pública de Machado. Fico muito feliz em dar esse pontapé inicial. Esperamos contar com o apoio de mais empresas e pessoas que queiram ampliar essa rede de monitoramento para que a nossa cidade seja, cada vez mais, protegida contra a criminalidade”, complementou o prefeito Maycon Willian.