ATLETAS MACHADENSES DO PROJETO ESPORTE CIDADÃO DA AMACA SE DESTACAM NA ETAPA MINEIRA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE KARATÊ
Um ouro, duas pratas, três quintos lugares e uma sexta posição. Este foi o resultado dos atletas machadenses na Etapa Mineira do Campeonato Brasileiro de Karatê, disputado entre os dias 13 e 17 de julho, no Praia Clube, na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O desempenho é inédito para os competidores, que fazem parte do projeto Esporte Cidadão, da Amaca (Associação Mariana de Apoio à Criança e ao Adolescente), e da LAK (Liga Alfenense de Karatê) de Alfenas. Cerca de 1500 lutadores foram inscritos na competição. Machado integrou a Seleção Mineira, comandada pelos técnicos Sidney Vieira e Irajara Costa, com apoio dos assistentes Éverton Piva e Fagner Brandão, com cinco componentes.
O grande destaque da equipe foi a atleta Letícia Araújo, que não tomou conhecimento dos adversários e conquistou o primeiro lugar no Kumite 18 anos, faixas branca a verde.
Quem também fez bonito foram as competidoras Maria Clara Piva, no Kumite 12 anos, faixas branca a verde, e Gabriela Oliveira, Kumite de 15 a 17 anos, faixas verde a preta, que chegaram às finais de suas categorias e deixaram os títulos escaparem por pouco, ficando com as medalhas de prata.
Os outros resultados importantes obtidos pelos atletas sul-mineiros foram os quintos lugares dos jovens Gabriela Oliveira, Kata de 15 a 17 anos, faixas verde a preta, Vitória Oliveira, Kumite de 15 a 17 anos, faixas verde a preta, e Renato Pereira, Kumite Adulto, faixas de branca a verde, e a sexta colocação da jovem Vitória Oliveira no Kata de 15 a 17 anos, faixas verde a preta.
Com esses ótimos resultados conquistados pelos atletas do Esporte Cidadão/Amaca e da LAK Alfenas, quatro deles se garantiram na Etapa Final do Brasileiro, que acontece em novembro. Já os lutadores que não conseguiram a classificação poderão tentar assegurar suas vagas na etapa de Londrina – PR, que será promovida em agosto.
Além disso, com este desempenho, a LAK e o Esporte Cidadão/Amaca assumiram a oitava posição no Ranking Mineiro 2022 entre as 79 academias que conseguiram pontuar no estado. O feito é inédito para ambas as equipes, assim como a segunda colocação geral no quadro feminino de medalhas de toda Minas Gerais.
A Amaca/Esporte Cidadão, juntamente com o professor Sidney Vieira, que também é presidente da LAK, agradeceu à Prefeitura de Machado e à Secretaria de Esporte e Juventude pelo apoio e parceria para a disputa da competição.