TIME DE PASSOS DISPUTARÁ JOGOS DA SEGUNDA DIVISÃO DO CAMPEONATO MINEIRO COMO MANDANTE EM MACHADO
Equipe passense vai “emprestar” o nome para um grupo de empresários da cidade de Machado. Todos os jogos em que o referido time for o mandante serão realizados no Estádio Walter Mattos Reis
A diretoria do PFC (Passos Futebol Clube) já confirmou a participação do time no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão 2022. Mas, como ocorreu na edição de 2018, a equipe não deve mandar seus jogos no Estádio Municipal Starling Soares. Por questões jurídicas, não haverá tempo hábil para oficializar a cessão do local pela Prefeitura da quela cidade. Por isso, a casa do tricolor no torneio será o Estádio Walter Mattos Reis, em Machado, a 184 quilômetros de Passos. As hipóteses de se jogar em Divinópolis e Nova Serrana, como ocorreu há quatro anos, estão totalmente descartadas.
Na tarde do último dia 30 (segunda-feira), o presidente do clube passem-se, Virgínio Leopoldino, o “Capitão Virgínio”, se reuniu com o vice-prefeito Arlindo Nascimento e alguns assessores para tratar sobre o assunto. Apesar da boa vontade da Administração Municipal em apoiar a volta do futebol profissional em Passos, foi revelado ao dirigente que a concessão do estádio local, por lei, deve ser através de um chamamento público que possui legislação própria, a Lei 13.019/2014, aberto a qualquer agremiação esportiva do país.
Em razão da data de início do campeonato ser o dia 6 de agosto (sábado), não é possível cumprir o prazo de conclusão do processo de uma licitação, que é de dois a três meses, para que o clube vencedor promovesse todas as melhorias necessárias exigidas para que a FMF (Federação Mineira de Futebol) liberasse o Starling para jogos oficiais. Entre os três clubes considerados profissionais de Passos, apenas o PFC tem condições de participar do chamamento público, porque está com o alvará de funcionamento, inclusive da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em dia. Devido a isso, ele foi o único clube da cidade convidado para a inscrição na Segundona.
De acordo com o vice-prefeito de Passos, Arlindo Nascimento, o Starling tem de ser priorizado para jogos profissionais, e deixar o amador em segundo plano, por causa da sua ótima estrutura e localização urbana, mas o município tem outras prementes prioridades no momento, como nas áreas da Saúde, Educação, Obras e Indústria. “Vamos lançar, em breve, o edital de chamamento detalhado e contendo as obrigações pertinentes à Prefeitura e ao clube vencedor. Só assim o estádio permanecerá bem conservado e o futebol profissional estará de volta para a alegria dos desportistas, como ocorreu há anos nas diferentes épocas do Esportivo, Passense e até mesmo do PFC, que já foi campeão da Segundona”.
Para o presidente do PFC, Capitão Virgínio, a Prefeitura está correta ao tomar a decisão de promover o chamamento, pois isso elimina qualquer tipo de risco e problemas que possam acontecer no futuro. “Sinto muito pelo prazo de três meses para o início da Segundona. Mesmo o processo sendo aberto a qualquer clube, acredito que só o PFC vai se interessar. Do contrário, vou disputar com os demais para ter direito de usar o Starling ainda em 2022. O importante, de imediato, é oferecer condições de termos jogos do campeonato. Para 2023, aí sim, ele passará por uma completa reforma”, garantiu o presidente.
Empresários
No final da semana passada, o Capitão Virgílio veio até a cidade de Machado para fechar a parceria com um grupo de empresários e desportistas do município para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Como a possibilidade quase zero do PFC mandar seus jogos no Starling Soares, o presidente acertou os últimos detalhes da negociação.
“Desde o início do ano, tinha na mente disputar a Segundona, seja onde for, para o clube não correr o risco de ser desfilado da FMF. O ex-jogador e empresário Wellington Simião, natural de Poços de Caldas e residente em Machado, nos procurou porque precisava de um time em condições de disputar o campeonato, mas sem ter o estádio. Então, entramos em acordo para ‘emprestar’ o nome do PFC ao empresário, que, no ano passado, disputou a Segunda Divisão com o nome do Poços de Caldas Futebol Clube e, este ano, vai disputar o mesmo torneio, mas sob nova direção”, explicou o Capitão.
O presidente ainda revelou que o grupo de jogadores está praticamente formado por Wellington, faltando definir apenas algumas peças, que poderão ser indicadas por Capitão Virgínio. “Infelizmente, para nós, passenses, a sede do clube será em Machado, bem como todos os jogos como mandante lá no Estádio Walter Mattos Reis. Pelo contrato a ser assinado em breve, as despesas ao longo do campeonato serão rateadas. Alguns membros da comissão técnica serão do PFC, bem como toda a diretoria”, detalhou.
* Com informações do jornalista Ézio Santos, do portal Observo