PREFEITURA E SANTA CASA DE CARIDADE INAUGURAM UTI
A Santa Casa de Caridade a Prefeitura de Machado inauguraram, na manhã desta sexta- feira (3), a tão sonhada UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do município. A princípio, o espaço, destinado a atender apenas pacientes acometidos pelo Covid – 19, contará com dez leitos. No entanto, a capacidade total dele é de 14 vagas. O Executivo, com o apoio da Câmara de Vereadores, investiu mais de R$ 1 milhão em aporte financeiro para a construção e compra de equipamentos. Agora, a Vigilância Sanitária da SRS (Superintendência Regional de Saúde) de Alfenas fará a inspeção técnica para liberar e dar aval de funcionamento à unidade. As equipes do hospital e da Se-certaria de Saúde estão se organizando para receber pacientes com coronavírus num primeiro momento, mas já garantiram que darão andamento ao pedido de credenciamento da unidade para se tornar uma UTI Geral e, assim, transformar o município de Machado numa referência regional.
A cerimônia foi realizada no pátio (aberto) do hospital e contou com a presença de diversas autoridades locais, como o prefeito Maycon Willian da Silva, o vice Joel Mendes, o provedor da Santa Casa, Lusimar Vasconcelos, o presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Campos, e demais colegas do Legislativo, secretários e assessores municipais, além do deputado estadual Dalmo Ribeiro. Todos seguiram as normas de distanciamento e uso de máscaras. O evento foi transmitido ao vivo através deste página da Gazeta no Facebook.
Esforço regional
Machado, até então, não contava com nenhum leito de UTI. A entrega das unidades é uma efetiva resposta para o enfrentamento à Covid – 19 e melhoria nos atendimentos de Saúde no município, graças a um convênio com o Cislagos (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região dos Lagos) e o Governo do Estado.
O prefeito Maycon Willian da Silva valorizou a parceria para vencer o desafio de estruturar o município com os leitos. Para ele, foi fundamental a busca ativa realizada pelo governo para identificar cidades e instituições hospitalares com predisposição para a criação de leitos. “Neste momento temeroso que estamos enfrentando, temos a possibilidade de contribuir com a nossa gente, de salvar vidas e de dar uma esperança para as famílias e pacientes que necessitam de uma UTI. É um desafio que temos no nosso dia-a-dia”.
Desde o início da pandemia, a macrorregião Sul de Saúde, onde Machado está inserida, contou com um grande aumento no número de leitos de UTI. Também foram criados, em toda a macrorregião, leitos de Enfermaria.
Justificativa
Durante o evento, a organização exibiu um vídeo, no qual o secretátil de Estado de Saúde, Fábio Bacheretti, informa ter recebido, através do deputado estadual Dalmo Ribeiro, o convite para participar da inauguração. No material, ele justifica que não estaria presente devido ao cumprimento de outras agendas assumidas anteriormente. “Infelizmente, não poderei ir neste momento devido a outros compromissos, mas recebam o meu abraço e meus parabéns. A UTI é um grande ganho para a Assistência Públi- ca de Saúde, e o credenciamento dos leitos é fundamental para buscarmos, junto ao Governo Federal, a habilitação e, assim, darmos força à Santa Casa de Machado nesse serviço”.