60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_0883
ec425dab-f0ca-4cd7-a252-d6c8f0a2902f
IMG_3525
previous arrow
next arrow
AGRICULTURA

SOJA PLUS CHEGA A MACHADO

O Programa Soja Plus criado pela Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) e desenvolvido em Minas Gerais em parceria com o Sistema Faemg/Senar/Inaes (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/Instituto Antonio Ernesto de Salvo) chega ao município de Machado. Nove produtores participam do programa, que tem como meta capacitar, gratuitamente, o sojicultor para a melhoria contínua da gestão das propriedades. O município tem 4700 hectares de área plantada e colheu, na última safra, 16 mil toneladas do cereal.  

O programa tem várias etapas que visam a promoção de cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação das construções rurais, regularização ambiental e visitas técnicas para análise de desempenho socioeconômico e ambiental.  

Nas visitas do Soja Plus, os produtores recebem manuais de normas legais socioambientais, placas de advertência de segurança e meio ambiente, controle de entrega de EPI (Equipamento de Proteção Individual), plano de emergência da propriedade, manual de adequação de construções rurais, manual de procedimentos seguros em oficinas mecânicas, manual de gestão de resíduos e de regularização ambiental, além de orientações sobre saúde e segurança no trabalho.

 

Capacitação

 

Os produtores participaram nos dias 20 e 21 de julho, como atividade inicial do programa, do curso sobre a NR 31 (Norma Regulamentadora), que determina as normatizações sobre a segurança no trabalho. As visitas técnicas da supervisora Daiana Débora Resende, para vistoria e orientação quanto à segurança das atividades com foco nas melhores práticas de produção, gestão e impacto ambientais, já foram iniciadas e os produtores visitados já estão adequando suas obras de acordo com as novas orientações.

“Os sojicultores estão bem receptivos com o programa Soja Plus no município de Machado. Todos relataram que o projeto chegou no momento certo, já que a produção de soja vem aumentando nos últimos tempos e demandando adequações, tanto na contratação de mais colaboradores, quanto na ampliação das construções rurais. Uma das questões levantadas por eles é em relação à dificuldade em encontrar orientações sobre a gestão sustentável de empreendimentos rurais e de adequação à ampla legislação”, disse a supervisora Daiana.

“A boa rentabilidade da soja fez com que a região sul do Estado de Minas investisse na diversificação da produção. O crescimento da cultura gera mais empregos e renda, trazendo prosperidade e aumento da qualidade de vida da população. No entanto, as propriedades rurais precisam estar adequadas à legislação, levando em conta os cuidados com o meio, a saúde, a segurança e o colaborador. O Soja Plus está contribuindo para que a soja no sul do Estado seja um sucesso tanto na produtividade, quanto na sustentabilidade”, finalizou Caio Coimbra, coordenador técnico do Soja Plus Minas.

A supervisora Daiana Débora fixando placas na fazenda Caiana
Lucas Alves, da Fazenda Caiana, e Daina Débora, supervisora Soja Plus
Capacitação NR 31
Capacitação NR 31
Compartilhe

This will close in 20 seconds