CRIANÇA É SALVA DE ASFIXIAMENTO COM AJUDA DA POLÍCIA MILITAR
A Polícia Militar de Machado ajudou uma mulher a salvar uma criança asfixiada em Machado, nesta segunda-feira (14), através de orientações repassadas via 190. A pequenina havia se engasgado com um pequeno objeto e teve que ser socorrida por familiares, antes que o pior acontecesse.
De acordo com as informações repassadas à reportagem da Gazeta, por volta das 17h45, a cidadã Adriele (sobrenome não revelado) entrou em contato com a 164ª Cia. PM, através de uma ligação via 190. A mulher estava em pânico e relatou ao policial que estava na Sala de Operações que a pequena Yasmin de Souza, de 1 ano e seis meses, teria se engasgado com um grão de café e se encontrava com o globo ocular virado e com a pele arroxeada em razão de possível asfixia.
Prontamente, o operador de rádio e atendente do 190, soldado Walas da Silva, orientou Adriele e a mãe da menina, Patrícia, a executarem a Manobra de Heimlich, que consiste em virar a criança de bruços, em seu antebraço, e executar “tapotagem” (tapas leves nas costas) em ato contínuo para verificar as vias áreas, o que foi feito pelas duas, logrando êxito em retirar o corpo estranho das vias aéreas da pequena Yasmin, que chorou e voltou a respirar.
Posteriormente, o policial militar responsável pelo atendimento, acompanhado pelo capitão Claudianno Pierry e pela representante do Consep (Conselho de Segurança Pública), Rachel Maciel, se dirigiu à residência da pequena Yasmin, situada no bairro rural Caiana, para averiguar se tudo estava bem e levou até presentes para a pequenina.