PREFEITO ANUNCIA GRATUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO A PARTIR DE JANEIRO
A partir do dia 1º de janeiro (segunda-feira), os moradores de Machado terão transporte público gratuito. Os ônibus circulares que atendem a população em seus deslocamentos diários estarão disponíveis sem custo durante todos os dias semana. O projeto de lei que concede o benefício a todos os cidadãos, intitulado “Tarifa Zero”, é de autoria do Executivo e foi aprovado na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores do dia 26 de junho (segunda-feira). Com o parecer favorável, Machado tornou-se a primeira cidade do Sul de Minas a oferecer esse tipo serviço sem custos à comunidade.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Gestão 2021/2024 do Município de Machado, o principal objetivo da medida é proporcionar maior comodidade e acessibilidade à população, servindo como um incentivo ao uso do transporte coletivo. Inicialmente, o plano de ação foi dividido por etapas, de forma gradativa, priorizando a inclusão de diferentes grupos da sociedade.
Desde o dia 1º de setembro, por exemplo, passou a valer a gratuidade no transporte para os estudantes universitários. Agora, em janeiro de 2024, o projeto Tarifa Zero será estendido para toda a população, conforme determina o projeto.
À época, logo após a aprovação do projeto pela Câmara de Vereadores, o prefeito Maycon Willian da Silva utilizou as redes sociais para comemorar o que considerou uma vitória a favor do povo. “Aprovado e emocionado. Só quem é filho de mãe doméstica, que ia a pé do Jardim das Oliveiras ao Centro da cidade, sabe a importância desse projeto. Obrigado, meu Deus, por esta oportunidade de estar prefeito e possibilitar a igualdade social. Ano que vem é passe livre geral! Todo machadense tem direito à cidade e acesso a todos os lugares”.
Naquela ocasião, Maycon Willian também destacou que Machado estava “empenhada em se tornar referência em mobilidade urbana” com a implementação do Tarifa Zero no transporte público para “eliminar barreiras financeiras, proporcionando um transporte público gratuito e de qualidade para toda a população”.