60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_0883
ec425dab-f0ca-4cd7-a252-d6c8f0a2902f
IMG_3525
previous arrow
next arrow
POLÍCIA

164ª COMPANHIA DA POLÍCIA MILITAR DE MACHADO TEM NOVO COMANDANTE

O capitão Sandro Almeida é o novo comandante da 164ª Companhia da Polícia Militar de Machado. Lotado na Corporação já quase três décadas, o experiente militar assumiu a liderança da fração local em janeiro de 2023. Em suas primeiras ações no município, o capitão tem visitados as entidades que constituem o Poder Público em todas as esferas e estreitando laços com instituições empresas que contribuem com a segurança em geral, a fim de conhecer a realidade da cidade e, ao mesmo, elaborar planos conjuntos que possam combater a criminalidade.  ressaltou que irá trabalhar duro para combater a criminalidade no município. O recém-chegado comandante estava atuando na 242ª Cia PM de Cabo Verde, pertencente à Regional de Poços de Caldas. Após a oficialização da posse, a reportagem da Gazeta bateu um papo com o novo capitão da fração machadense. Confira:

GM: Capitão Sandro, conte um pouco sobre a sua experiência na Polícia Militar.

Capitão Sandro:  Fui promovido a capitão da PM em dezembro de 2022. Sou natural de Passos e tenho 48 anos. Estou na Corporação há quase 29 anos, que serão completados em maio. Comecei minha carreira como soldado no 12° Batalhão de Passos. Fiz o curso para me tornar cabo e, em 1998, me graduei como sargento em Belo Horizonte. Depois, voltei e comandei algumas cidade da região, como Bandeira do Sul e Cabo Verde, onde fiquei durante 12 anos. Lá, inclusive, fui promovido a primeiro sargento. Posteriormente, retornei à capital mineira para fazer o curso de Habilitação de Oficiais. Em 2012, me formei como Tenente e fui para Pouso Alegre. De lá segui para Monte Sião. Poucos anos depois, retornei para Cabo Verde, e lá fiquei até janeiro desse ano, quando saiu a promoção para capitão e a designação para Machado.

GM: Você tem uma carreira consolidada dentro da PM e obteve uma grande ao longo do caminho. Como pretende desenvolver seu trabalho em Machado? Qual foi a primeira impressão que teve sobre a cidade?

Capitão Sandro: Durante muito tempo, todo mundo falava de Machado como se fosse um bicho papão. E, na verdade, não é isso. É uma cidade que realmente passou por um momento de crise, que, aos poucos, foi sendo controlado, mantendo um bom patamar. Queremos sempre melhorar mais. Então, vamos dar continuidade ao trabalho que vinha sido desenvolvido pelo pessoal da 164ª Cia. Aqui temos uma tropa muito aguerrida, que corre atrás. Quando acontece um fato, o pessoal não descansa enquanto não esclarecer o caso. Isso ajuda demais, porque realmente faz total diferença dar uma resposta positiva para a comunidade. Vamos dar continuidade nesse trabalho, buscando uma aproximação com a sociedade em geral. Trabalhando juntos podemos ficar bem mais fortes. A comunidade tem que ser parceira da PM, nos auxiliando com denúncias para que possamos atuar de uma forma mais precisa. Isso é fundamental para direcionar melhor os nossos atos de combate à criminalidade. Então, toda essa aproximação com a comunidade faz a diferença. Em relação à zona rural, também pretendemos reativar as redes de proteção para termos mais contato com os produtores rurais e, assim, chegarmos em todos os pontos da cidade, algo que demanda muito tempo para fazermos pessoalmente. Esta ideia também se aplica aos comércios e ao perímetro urbano e torna de fundamental importância para mantermos a atividade preventiva de uma forma mais eficaz.

GM: Desde que assumiu a 1644ª Cia. PM de Machado, você já conseguiu identificar alguma demanda específica que mereça atenção especial?

Capitão Sandro: Sim. Um dos assuntos mais comentados e que possuem mais solicitações de intervenções militares é o trânsito. Por incrível que pareça, as questões de crimes corriqueiros, como furtos, ficam sempre atrás de ocorrências condizentes ao trânsito. Em todos os contatos que fizemos na cidade o tem foi unânime, principalmente em relação às motos com escapamento barulhento, em alta velocidade pelas ruas, colocando em risco os condutores e transeuntes… isso incomoda muito a população. Algumas citações de paradas irregulares de veículos nas vias também são bastante apontadas. Tem pessoa que para o carro em cima da faixa pedestre e sai para resolver problemas pessoais como se aquilo fosse normal, gerando transtorno na cidade, que tem um trânsito intenso durante a semana. Sendo assim, procuramos atender essas demandas que estão atingindo a comunidade para direcionar os nossos e combater esse tipo de delito. Em relação aos crimes violentos, como os de violência doméstica, vamos atuar com as patrulhas de prevenção, fazendo um trabalho junto às escolas do município, além dos trabalhos habituais. Então, é uma série de ações preventivas que queremos trabalhar envolvendo toda comunidade, para, a partir do momento que tivermos esse envolvimento, manter o ambiente tranquilo.

GM: Os primeiros contatos aqui no município foram com as autoridades – prefeito, vereadores, servidores da Justiça, membros do Consep (Conselho Municipal de Segurança Pública)… Como foram esses encontros?

Capitão Sandro: Foram muito bons. A gente foi muito bem recebido em todos os locais até agora. A comunidade também se mostrou muito bem receptiva. Aos poucos, estamos colocando essa ideia de formarmos um time para podermos trabalhar. Unindo as forças em prol da sociedade, a qual estamos aqui para defender 24 horas, chegaremos aos nossos objetivos.

Gazeta Machadense: Hoje, a Polícia Civil e a Prefeitura mantêm um projeto de monitoramento por câmeras na cidade. Este trabalho é integrado com a Polícia Militar? Como você avalia esta ferramenta?

Capitão Sandro: Com certeza é um dos projetos mais importante lá que temos hoje. Com a tecnologia, temos sempre que buscar os meios tecnológicos e trabalhar com a inteligência. Já fiz o primeiro contato com a Prefeitura para me inteirar sobre o referido sistema e incluir a Polícia Militar nele. A PM trabalha 24 horas e sempre acompanha todas as situações. Num momento, a Corporação pode não impedir o cometimento do delito, mas ajuda a identificar e prender o autor. Isso facilita demais o nosso trabalho, e ajuda bastante.

GM: Uma mensagem à população machadense.

Capitão Sandro: Agradeço a acolhida da população machadense e estou me sentindo muito à vontade na cidade. Pretendemos sempre trabalhar em parceria com a comunidade. A Polícia Militar anda lado a lado com sociedade de bem. Estamos foçados em combater aquilo que está causando intranquilidade à população. Nosso foco é esse: atender aos anseios da comunidade na questão da segurança. Trabalharemos com as demais instituições, como o Poder Judiciário, a Polícia Civil, a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e o o Consep. Com todos unidos somaremos forças e faremos o ciclo da segurança bem completo, que será revertido em uma boa prestação de serviços para a comunidade, deixando Machado sempre segura. Esse é o nosso objetivo.

Capitão Sandro está há quase três décadas na PM

 

Compartilhe

This will close in 20 seconds