C043A988-42D5-44C0-8E29-78D147F78FE4
60EBBE17-0593-40E3-9854-1F0640FFFE56
IMG_6992
7084313d-d3cd-474b-923e-c23dc0ea6882
IMG_8613
previous arrow
next arrow

VEREADOR FISCALIZA FROTA PARADA DO SAAE E AFIRMA QUE VEÍCULOS SUPOSTAMENTE ABANDONADOS ESTÃO EM TOTAIS CONDIÇÕES DE USO

No decorrer desta semana, o vereador Ilton Lino Filho (Alexandre Piquira) visitou o pátio da ETA (Estação de Tratamento de Água) para verificar a real situação em que se encontram os veículos próprios da autarquia. Na oportunidade, ele constatou que a frota do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que possui automóveis fabricados entre os anos de 1999 a 2013, não está sucateada, conforme afirmou o ex-diretor Marcelino Marra durante o Grande Expediente da 33ª Sessão Ordinária, promovida no último dia 4 (segunda-feira). Em sua justificativa para tal decisão, o dirigente exonerado afirmou que resolveu locar os veículos pelo valor de R$ 20 mil mensais para suprir a demanda do sucateamento daqueles já existentes e que atendiam a população machadense.

De acordo com o vereador, a atitude gera suspeitas e deve ser investigada. “Estive juntamente com um mecânico de minha confiança e a Assessoria da Câmara no pátio da ETA, onde sete veículos estão se deteriorando com o tempo. Os automóveis são de 1999 a 2013 e precisam apenas de alguns reparos. Não podemos brincar com o dinheiro público. A frota do SAAE não pode ser considerada sucata. Depois que esse contrato de locação vencer, a autarquia ficará sem nenhum carro, caso o mesmo não seja renovado. Recentemente, o ex-diretor do SAAE ocupou a Tribuna Livre da Câmara para apresentar um balanço de seu trabalho nos oito meses em que esteve à frente da autarquia. Não me convenci, pois passar slides e embromar é muito fácil. Estou fazendo uma análise junto ao nosso Setor Jurídico e há evidências de superfaturamento de peças em compras feitas pelo SAAE. Acho que é dinheiro público indo para o ralo. É dinheiro do povo, e é minha responsabilidade fiscalizar, pois até papagaio fala”.

Questionado sobre o caso, o atual diretor do SAAE, Renato Garcia, ressaltou que a decisão de locar os carros foi da gestão anterior e que isso não deverá se repetir no futuro. “Um dos principais motivos que levaram o Marcelino a tomar esta atitude foi a má conservação da frota própria e a necessidade de reparos na mesma. Não concordo com a locação, pretendo entregar os carros no vencimento do contrato e comprar uma frota nova para o SAAE. Para isso, tenho que baixar uma portaria, na qual ficará estipulado que deveremos renovar a frota a cada dois anos, a fim de aumentarmos nosso patrimônio, mantendo a segurança e integridade dos funcionários, sem onerar os caixas da autarquia com manutenção”.

Ainda conforme Renato, os veículos antigos do SAAE, que estão parados, serão repassados à Prefeitura, após uma decisão conjunta tomada por ele e pelo prefeito Julbert Morais. “Faremos uma doação com encargos. Os carros foram avaliados a preço de mercado, conforme suas condições, e esse montante será trocado em horas de máquinas e asfalto a quente, que precisamos sempre para fazer reparos em obras pela cidade”.

Compartilhe